Entre janeiro e novembro de 2022, 7.981 divórcios foram registrados nos Cartórios de Notas do Paraná. O número representa uma queda de 7,2%, quando comparado com o mesmo período do ano anterior, que registrou 8.601 dissoluções de casamentos.
Os dados são do Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná (CNB/PR), e indicam também que o número registrado em 2022 é o menor desde desde 2019.
A queda nas estatísticas é registrada no mesmo período de afrouxamento das medidas de prevenção contra a doença no estado.
Conforme a instituição, nos últimos quatro anos, o auge dos registros de dissoluções de casamentos aconteceu entre janeiro e novembro de 2020, quando 8.639 divórcios foram registrados no estado. O ano foi marcado pelo início da pandemia do coronavírus no Brasil e pelo incentivo ao isolamento social.
Divórcio online
Desde junho de 2020 a plataforma online e-Notariado permite a prática de atos notariais em meio eletrônico, entre eles escrituras, procurações, testamentos e também divórcios.
Conforme o CNB/PR, para realizar o divórcio em Cartório de Notas o casal deve estar em comum acordo com a decisão e não ter pendências judiciais com filhos menores ou incapazes.
Com informações:G1
MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO FM 107.1