O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Dia Mundial do Rádio: o veículo de comunicação que alcança 86% da população brasileira

Você sabia que 13 de fevereiro é o Dia Mundial do Rádio? Essa data tem o objetivo de conscientizar as pessoas e os grandes grupos radiofônicos sobre a importância do acesso à informação e à liberdade de gênero e de expressão dentro desse setor da comunicação. Mesmo em meio à era digital, o rádio continua a ter grandes audiências e também tem se adaptado às novas tecnologias.

O rádio sempre esteve presente na vida do brasileiro, desde a sua criação e popularização, seja pelas radionovelas, seja para escutar as notícias da manhã no caminho para o trabalho ou músicas no caminho da faculdade.

Quem nunca ouviu um gol narrado pelo rádio? Que delícia! Nesta data especial, o rádio merece ser parabenizado por cumprir com excelência o seu papel de nos informar, entreter e mexer com a nossa imaginação, como ressalta o radialista Luiz Carlos Martins, conhecido como “o rei do rádio”.

Primeira emissora do país

No Brasil, até 1919, apenas militares podiam fazer a transmissão de rádio. Somente em 1922 foi fundada a primeira emissora de rádio no Brasil, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, atual Rádio Mec. A primeira transmissão foi a ópera “O Guarani”.

O Rádio no Paraná

O  presidente da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp), Michel Micheleto, explica a atuação regional do rádio e a importância para ouvintes e anunciantes:

Qual é o cenário do Rádio no Paraná?

A abrangência do rádio em todo nosso estado, atinge mais de 9,5 milhões de pessoas diariamente, isso permite que o rádio tenha valor para anunciantes nacionais e locais. Por isso, temos tantas marcas com atuação regional entre os maiores anunciantes do meio. Essa característica faz com que o rádio permita esse tipo de segmentação – que é bastante valioso em um planejamento de mídia.

Qual a importância do meio para o Estado?

Considerado ágil, confiável e compreensível pelos ouvintes, o rádio alcança 86% da população brasileira. O atual cenário da nossa sociedade facilita a difusão de notícias falsas e a disseminação de temas que influenciam processos políticos e sociais pelo mundo inteiro. Ter acesso a informações com credibilidade se torna uma vantagem. Neste momento, a agilidade e a simplicidade do rádio se tornam grandes aliadas do meio. 83% dos entrevistados, por exemplo, acreditam que os programas e boletins de rádio são fáceis de entender e 74% que a cobertura jornalística desses programas oferece comentários e análises com profundidade.

E como o rádio tem se inovado em tempos de internet?

Particularmente, não gosto de falar que o rádio tem que se renovar ou reinventar. O rádio é moderno. Sempre falo, que se alguém no mundo atual, em alguma Universidade, Centro de Pesquisa, inventasse algo que você poderia ao mesmo tempo: trabalhar e ouvir, dirigir seu carro e ouvir, assistir TV e ouvir, navegar na internet e ouvir, enfim fazer várias coisas e ouvir, isso seria moderno?

Claro que sim. O rádio é moderno, está na moda é o companheiro diário de muita gente. É o veículo que mais pode aproveitar a convergência de mídia. Sou um radiodifusor que aproveitou muito isso. Costumo dizer que não teríamos um Portal de Notícia que temos se não fosse a Rádio e não teria Rádio que temos se não fosse o Portal, aliado a distribuição do nosso conteúdo nas para as redes sociais que temos, fazendo chegar aos nossos milhares de seguidores e ouvintes.

Via Banda B

Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Mulher é mantida em cárcere privado e é obrigada a comer fezes por companheiro

Cobra News (User)

Paraná bate recorde de contratações via Agências do Trabalhador no mês de agosto

Cobra News (User)

Defesa Civil envia caminhões com mantimentos para Matinhos e Pontal do Paraná

Cobra News (User)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais