A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima para o Dia das Mães deste ano um volume de vendas de R$ 12,2 bilhões em todo o país, o que representa aumento de 47% em relação ao resultado de 2020 (R$ 8,26 bilhões). No Paraná, a estimativa da CNC é de R$ 820 milhões em vendas na data, o quinto maior entre os estados.
A movimentação financeira prevista para a data neste ano, contudo, ficou 2% abaixo em relação à de 2019, que alcançou R$ 12,34 bilhões. Mesmo assim, a expectativa para este ano é muito alta. O Dia das Mães é considerado o “Natal do primeiro semestre”. Em 2020, as vendas do varejo para a data recuaram 33,1%, maior queda da série histórica.
O segmento de vestuário, calçados e acessórios costuma, tradicionalmente, liderar as vendas nesse período do ano. Este ano, a previsão de faturamento do segmento se eleva para R$ 4,09 bilhões, segundo a CNC, mostrando variação positiva de 146%. “Vai mais que dobrar este ano”, em relação ao ano passado.
Em seguida, devem vir os ramos de móveis e eletrodomésticos (R$ 2,38 bilhões) e farmácias, perfumarias e cosméticos (R$ 1,52 bilhão).
De acordo com a CNC, da cesta de 17 bens e serviços para o Dia das Mães, somente cinco apresentaram retração na comparação com o ano anterior: bolsas (-7,6%), artigos de maquiagem (-6,3%), livros (-3,1%), roupa feminina (-2,3%) e sapato feminino (-1,3%).
Por estados
À frente do Paraná em volume de vendas para o Dia das Mães apenas São Paulo (R$ 4,46 bilhões), Minas Gerais (R$ 1,13 bilhão) , Rio de Janeiro (R$ 1,2 bilhão) e Rio Grande do Sul (R$1,2 bilhão). Todos os estados deverão ter avanço real nas vendas.
Com informações:Bem Paraná/Foto: Franklin de Freitas
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