O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Deputados aprovam projeto que impede Governo do Paraná de utilizar linguagem neutra

Os deputados estaduais do Paraná aprovaram nesta terça-feira (13), em primeira discussão, um projeto de lei que impede o Governo do Estado de utilizar a chamada linguagem neutra em qualquer nível institucional.

Entretanto, o próprio governo estadual disse que utiliza a norma culta da língua portuguesa e nenhuma repartição ligada ao governo é adepta da linguagem neutra, que normalmente substitui as vogais “O” e “A” de palavras femininas e masculinas pela vogal “E”, criando variações informais de palavras como “menine”.

Atualmente, expressões neutras são mais comuns em redes sociais e representam pessoas não-binárias e intersexo.

O projeto tramita na Alep desde 2020 e foi aprovado por 26 votos favoráveis, 5 contrários e uma abstenção. O deputado estadual Professor Lemos (PT), da oposição, disse que a proposta “cria um fantasma”, tentando resolver um problema que não existe.

“É como um projeto que propõe combate ao banheiro unissex. Nas nossas escolas e universidades nós não temos banheiros unissex, mas depois se cria um fantasma pra dizer: ‘Olha, eu estou salvando as crianças do banheiro unissex’. É um projeto que está tentando dizer que nós não ensinamos a língua padrão, mas respeitamos também e valorizamos a linguagem coloquial, que é respeita no Brasil e no mundo todo.”

A proposta é assinada pelos deputados Homero Marchese (REP), Alexandre Amaro (REP), Márcio Pacheco (REP) e Coronel Lee (DC).

Em resumo, o projeto aprovado proíbe o uso da linguagem na administração estadual como um todo, incluindo:

  • instituições de ensino;
  • bancas examinadoras de seleções e concursos públicos;
  • publicidade institucional;
  • informativos, circulares, e-mails, memorandos e documentos oficiais;
  • currículos escolares;
  • editais, provas, exames e instrumentos similares.

Na sessão desta terça, Marchese disse que a linguagem neutra “tem, no fundo, o objetivo de buscar um efeito de dominar, pela linguagem, o pensamento da população”.

Postagens relacionadas

Agepar abrirá nova consulta pública sobre revisão tarifária do saneamento básico

Cobra News (User)

Governador anuncia bônus para nota boa no Ideb e projeto de energia solar nas escolas

Paraná: Desfile cívico em que crianças negras são retratadas como escravizadas será investigado pelo MP

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais