O Portal do Norte do Paraná
Política

Deputados aprovam atendimento prioritário a diabéticos nos estabelecimentos de saúde do Paraná

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou nas sessões plenárias realizadas nesta terça-feira (15), sendo uma ordinária do dia e outra, também ordinária, antecipada de quarta-feira (16), a proposta que prevê a prioridade no atendimento aos diabéticos nos estabelecimentos de saúde no estado do Paraná. O projeto de lei 763/2023, da deputada Cloara Pinheiro (PSD), avançou em primeiro e em segundo turnos.

De acordo com a matéria, a pessoa portadora de Diabetes Mellitus terá atendimento prioritário em filas para a realização de exames de diagnóstico que necessitem de jejum prévio, nos hospitais, laboratórios de coleta de sangue, clínicas públicas e privadas, postos de saúde e outros estabelecimentos de saúde do Estado do Paraná.

O texto prevê que, para fazer jus ao atendimento preferencial, a pessoa com diabetes deverá informar essa condição ao estabelecimento no ato do agendamento dos exames, devendo comprová-la no momento do atendimento, mediante apresentação de laudo médico, documento médico equivalente ou exame que comprove a patologia.

A proposição determina que o atendimento preferencial será realizado em conformidade com o atendimento preferencial de idosos, gestantes e pessoas com deficiência e com a classificação de risco para atendimento aos pacientes, especialmente nos casos de urgência e emergência. Ainda segundo o texto, será de responsabilidade dos estabelecimentos de saúde identificar o consumidor no ato do atendimento inicial.

A autora do projeto ressalta na justificativa que o atendimento aos portadores da diabetes mellitus nos exames e procedimentos que exijam jejum prévio se mostra fundamental para que não ocorram quadros graves de hipoglicemia ou outras complicações atreladas ao baixo índice glicêmico.

“A proposta busca prevenir a ocorrência de eventos de hipoglicemia associados à exigência de jejum para a realização de exames complementares de diagnóstico, de imagem e coletas de sangue”, explica a deputada Cloara Pinheiro.

Doenças Crônicas

A proposta que prevê a criação da Semana Estadual de Conscientização sobre as Doenças Crônicas no Estado do Paraná foi aprovada em segundo turno e em redação final pelos parlamentares. O projeto de lei 165/2024, de autoria da deputada Flávia Francischini (União), destaca que doenças crônicas não transmissíveis representam um dos maiores desafios para a saúde pública em todo o mundo, sendo responsáveis por um número significativo de óbitos e por uma parcela considerável dos gastos em saúde. Entre essas doenças estão diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e câncer.

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Encontro debate políticas para as pessoas com autismo em Londrina

Cobra News (User)

Senado aprova em votação simbólica projeto do Desenrola

Cobra News (User)

TSE mantém multa por fake news contra Lula nas eleições

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais