Por 44 votos, foi aprovada a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 01/2019 em 1ª discussão que acaba com a aposentadoria de ex-governadores. A votação foi na manhã desta quarta-feira (15) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
O deputado estadual Cobra Repórter, relator da Comissão Especial, já havia apresentado parecer favorável do texto original e também da emenda apresentada para extinguir o pagamento, inclusive, para os ex-governadores que já recebem o benefício.
Mas a emenda não foi aprovada em plenário. Foram 27 votos a favor, nove contra e seis deputados abstiveram-se. Eram necessários 33 votos para aprovar as matérias em Plenário no primeiro e segundo turno de votação.
“A emenda não atingiu o número necessário de votos lamentavelmente. Ela era fundamental para cortar custos. O país atravessa uma crise econômica e temos a obrigação de economizar em todos os setores públicos. Além do mais, esse era um pedido da população que, infelizmente, não foi atendido”, disse o deputado Cobra Repórter.
Agora, a PEC nº 01/2019, que acaba com a aposentadoria de ex-governadores, irá para o segundo turno de votação.
Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930.