O Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen) iniciou a transferências de presos da Delegacia de Ibiporã, Região Metropolitana de Londrina. Os detentos organizaram na última semana uma greve de fome contra a superlotação nas celas do local.
A capacidade da carceragem é para 35 presos e atualmente está com 195, sendo que 70 já são condenados pela Justiça e deveriam estar em penitenciárias. “Desde sexta-feira houve a transferência de cinco presos, que foram para a Casa de Custódia de Londrina. A situação está mais contornada na delegacia”, afirmou o delegado.
A seleção de quem será transferido está sendo realizada pela Justiça. Aproximadamente 15 profissionais trabalham na fiscalização das celas, sendo do Depen e investigadores da Polícia Civil, cinco por turno. O delegado garante que os detentos estão se alimentando. “Apesar de ser apenas cinco presos inicialmente, ficou acordado que durante essa semana e a próxima vão continuar as transferências”, disse.
Mesmo com a superlotação, a delegacia continua recebendo novos presos. Porém, neste fim de semana não houve prisões na cidade. “A cadeia tem uma estrutura antiga, mas o grande problema é a superlotação sendo que chegou a um número muito grande de presos e fica uma situação incontrolável”, alertou Vitor Dutra.
Familiares realizaram protestos na frente ao Fórum de Ibiporã na semana passada reivindicando por melhorias no local. Não existe uma expectativa de transferência de todos os condenados.
Via Portal Paiquerê
Foto: Divulgação/Polícia Civil
Mais detalhes na programação da Rádio Cultura AM 930