Os casos de maus tratos a animais têm se tornado constantes em Rolândia. Dessa vez, moradores da região do Jardim Nobre relataram à nossa equipe que pedaços de carne enroladas com veneno estão sendo encontrados jogados nos quintais de casas onde há cachorros.
De acordo com os relatos, a carne está sendo jogada durante as madrugadas, porque os moradores só encontram o alimento de manhã. Em algumas casas, os tutores não conseguiram ver a tempo e os cachorros acabaram ingerindo a carne envenenada e morreram.
Outros casos de maus tratos
No início deste mês, o Portal Cobra News reportou uma denúncia de que gatos morreram envenenados com chumbinho na região do cemitério municipal da cidade. Em junho, um homem havia ateado fogo em seu cachorrinho vivo, no Jardim Novo Horizonte.
Casos como esses revoltam os tutores de animais, que cuidam de seus bichanos com todo amor e carinho e os protegem. Durante esse mês, ações de conscientização contra maus tratos e a favor do bem estar dos animais estão sendo feitas no estado do Paraná, no âmbito da lei do Julho Dourado. Maltratar animais é crime. O Código Penal Brasileiro prevê pena de 1 a 4 anos de detenção, além de multa.
Direitos dos animais
A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) promulgou, em 27 de janeiro de 1978, a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, que prevê que “todos os animais nascem iguais diante da vida e têm o mesmo direito à existência”.
Além do respeito aos animais, o documento estabelece, ainda, que:
– O homem, enquanto espécie animal, não pode atribuir-se o direito de exterminar os outros animais, ou explorá-los, violando esse direito. Ele tem o dever de colocar a sua consciência a serviço dos outros animais.
– Cada animal tem direito à consideração, à cura e à proteção do homem.
– Nenhum animal será submetido a maus tratos e a atos cruéis.
Veja a Declaração dos Direitos dos Animais, na íntegra, aqui.
Por Daiane Valentin
Foto ilustrativa
Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930