A Secretaria de Saúde de Rolândia divulgou nesta segunda-feira (14) o resultado do 5º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 7 e 11 de dezembro. Segundo apurado, Rolândia está com um índice de 2,4%, o que coloca o município em uma situação de médio risco, segundo parâmetros da Organização Mundial da Saúde, que preconiza um índice de até 1% como aceitável.
De acordo com nota da Secretaria Municipal de Saúde, é necessário ressaltar que o município enfrentou uma epidemia de dengue no início deste ano e que a participação da população no controle do mosquito Aedes aegypti é extremamente importante para que não enfrentemos novas epidemias.
As larvas do mosquito transmissor da dengue se desenvolvem em reservatórios e recipientes com água parada e a principal medida de prevenção é eliminar esses possíveis criadouros.
Número de casos
Rolândia tem 52 casos confirmados de dengue, de acordo com o último boletim quinzenal divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde no dia 8 de dezembro. O informe registra ainda 528 notificações da doença, 386 casos em investigação e 90 descartados.
Os dados são referentes ao período epidemiológico iniciado em agosto deste ano e até o momento nenhum óbito por dengue foi registrado na cidade.
Com exceção da Unidade Básica de Saúde Central, que é referência no tratamento da Covid-19, todas as demais UBS atendem e tratam pacientes com dengue ou suspeita. Para denúncias sobre focos do mosquito Aedes aegypti, o telefone é o 3906-1126.
Foto: Divulgação/PMR
Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930