O Portal do Norte do Paraná
Região

Dengue: 2º LIRAa aponta situação de baixo risco em Rolândia

A Secretaria de Saúde de Rolândia divulgou o resultado do 2º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 15 e 18 de junho. O índice aponta 0,7%, uma redução de 4,4 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, feito em janeiro.

De acordo com a Secretaria, este resultado coloca o município em uma situação de baixo risco, segundo parâmetros da Organização Mundial da Saúde, que preconiza um índice de até 1% como aceitável.

No entanto, algumas localidades apresentaram infestação de Aedes aegypti acima do aceitável. Veja os dados:

  • Região da Rua Europa e Alfredo Moreira Filho – 7,7%
  • Jardim Santa Mônica – 4,2%
  • Imperial – 2,4%
  • Jardim Roland Garten – 2,9%
  • Jardim Capricórnio – 2,4%

Os criadouros encontrados com maior frequência foram recipientes plásticos, garrafas, latas, entulhos de construção (64%), seguido por criadouros naturais (27%) e vasos e pratinhos de plantas (9%).

Segundo a Secretaria de Saúde, os esforços da equipe de Controle de Endemias para combater o mosquito transmissor da dengue continuam, mas o apoio da população é fundamental para evitar a proliferação do inseto.

O último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgado no dia 16 de junho, mostra que Rolândia tem 2.358 casos confirmados de dengue. O município também registra 3.397 casos suspeitos e dois óbitos pela doença. Os dados são contabilizados desde o início do período epidemiológico, em 28 de julho de 2019.

Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Governador Ratinho Junior participa da 2ª MostraMóveis em Arapongas nesta quinta (5)

Cobra News (User)

Foram identificados os seis homens mortos em confronto com a polícia na zona norte de Londrina

Cobra News (User)

Homem que assediou mulher em Apucarana é preso novamente

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais