A Secretaria Municipal de Defesa Social informou, na tarde desta segunda-feira (29), o balanço da fiscalização contra Covid-19 no município no final de semana. Ao todo foram recebidas 113 denúncias, das quais 84 pelo telefone 153 e 29 pelo WhatsApp. Os atendimentos geraram 15 termos de constatação por irregularidades no horário de funcionamento de estabelecimentos, aglomeração de pessoas, festas em residências, falta do uso de máscara entre outras.
No mês de junho a Guarda Municipal já recebeu 1.525 denúncias, das quais 802 não houve constatação, 483 foram constatadas irregularidades e 240 foram encaminhadas para outras secretarias. A Defesa Social pede para que ao realizar a denúncia, o solicitante informe – no momento exato da identificação de algum descumprimento – o máximo de detalhes. Isso ajuda a filtrar e evitar o envio de uma viatura sem necessidade até o local.
Principais ocorrências
Na noite do último sábado (27), por volta das 0h, os guardas municipais foram até uma distribuidora de bebidas na avenida Higienópolis. No local foi constatado funcionamento fora do horário permitido e atendimento ao público. O responsável pelo local não apresentou alvará. Diante do fato a distribuidora foi interditada por 7 dias.
Ainda na noite de sábado os agentes foram checar uma denúncia em um bar localizado na vila Casoni e constataram o estabelecimento em funcionamento. Cerca de 15 pessoas estavam aglomeradas no local por volta das 0h30. O bar foi fechado e interditado.
Por volta das 2h a Guarda Municipal prestou apoio à Polícia Militar para realização de uma abordagem em um bar e tabacaria localizado na zona norte. No local foi constatado aglomeração de pessoas (cerca de 100 jovens), uso de narguilé e consumo de bebida alcoólica. Os agentes constataram também que o ambiente interno não seguia as normas de prevenção da Covid, pois não tinha ventilação. Em cumprimento aos decretos de fiscalização, as atividades foram encerradas e o local interditado pelo descumprimento das normas.
No domingo (28), os guardas municipais registraram em termo de constatação uma banca de revistas funcionando em desacordo com horário, uma obra da construção civil com 11 funcionários trabalhando e um pesque pague com aglomeração de pessoas.
Conforme o artigo primeiro do decreto 711 de 16 de junho de 2020 permanece proibida a realização de comemorações, festas, eventos, partidas esportivas, e quaisquer outras atividades similares, em local aberto ou fechado, em espaços públicos ou privados, inclusive em condomínios horizontais e verticais, associações e congêneres. O flagrante do descumprimento das medidas tomadas pela Prefeitura de Londrina no combate à pandemia está passível de multa e interdição. A multa varia de 10 a 120 mil reais.
Denúncias
Em caso de necessidade a população pode ligar para a central 153. Denúncias podem ser enviadas para o WhatsApp 99995-0272. A GM informa que o celular disponibilizado não atende chamadas e que para efetivação da denúncia o solicitante deverá fornecer informações detalhadas. O serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia.
Texto e foto: Bruno Amaral/Defesa Social
Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930