A Defesa Civil Nacional disparou, desde o início do ano, 10.637 alertas de desastres naturais para todo o Brasil. Os números incluem os avisos emitidos por SMS para números de celular cadastrados e para usuários de TVs por assinatura, um serviço que não requer cadastro.
O envio dos alertas tem papel chave na minimização dos danos materiais e na preservação da segurança e da vida da população em áreas de risco. A maior parte dos alertas foi emitido por meio do serviço para celulares. Durante os sete primeiros meses do ano, foram disparados 10.372 avisos, com um total de 471 milhões de mensagens geradas.
Outros 265 avisos de potenciais desastres naturais foram emitidos para assinantes de TV paga. Entre os tipos de alerta, a maior parte (76,16%) teve como tema comunicações de chuvas intensas.
Também foram significativos alertas para doenças infecciosas virais (covid-19), deslizamentos, chuvas intensas, baixa umidade do ar, queda de granizo e alagamentos, entre outros. No Paraná, foram diversos alertas desde o começo do ano, como a tempestade de granizo no final do verão e as chuvas mais intensas no outono, em algumas regiões do Estado.
Com informações:Bem Paraná
Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930