A interdição do cruzamento das avenidas Dez de Dezembro e Leste-Oeste deveria ter sido no início do ano, entre 7 e 10 de janeiro. Mas, devido às chuvas, o cronograma atrasou. No entanto, o secretário municipal de Obras e Pavimentação interino, Marcos Urbaneja, informou na última sexta-feira (8) que a interdição do trânsito na Avenida Dez de Dezembro está programada para o próximo dia 18 (terça-feira). “Será interditado o sentido norte sul da Avenida Dez de Dezembro na frente da rodoviária na rotatória”, apresenta Urbaneja.
Para que a interdição seja realizada e as obras possam seguir, é preciso terminar a readequação na Rua Norman Prochet, que será uma das vias alternativas para desviar do trânsito. A previsão, segundo Urbaneja, é que as obras sejam concluídas até a próxima quinta-feira (14). “A nossa avaliação é que logo que a gente interditar a Dez de Dezembro, a empresa responsável pela obra irá entrar com os equipamentos mais pesados que irão ocupar toda a aquela área e o processo vai ganhar corpo e recuperar esse pequeno descompasso inicial. Temos dez meses para a conclusão.” “É uma obra de imensa intervenção viária que Londrina não via há pelo menos 20 anos”, acrescenta o secretário interino.
Mudanças
Houve uma alteração no sentido da Rua Santa Teresinha, no trecho entre as avenidas Celso Garcia Cid e Martiniano do Valle Filho, na zona leste da cidade. O trânsito do início de janeiro para cá, está na contramão. A alteração foi realizada como forma de minimizar os impactos da futura interdição do cruzamento das avenidas Dez de Dezembro e Leste-Oeste, onde será construído um viaduto.
Após a alteração, o desvio para acessar a Rua Santa Teresinha no sentido norte passa pela Avenida Carmela Dutra e as ruas Limão e dos Coqueiros. Também é possível acessar pela Avenida Martiniano do Valle Filho, onde foi instalado um semáforo no cruzamento com a rua Teresinha.
Também no mês de janeiro, um semáforo na rampa de acesso à Avenida Juscelino Kubitschek, no viaduto sobre a avenida Dez de Dezembro, começou a funcionar. O equipamento vai ajudar a controlar o tráfego que deve aumentar após a interdição no ponto onde acontece a obra do viaduto. Outros dois semáforos deverão ser ligados.
Assim que a Avenida Dez de Dezembro for interditada, o cruzamento da rua Potiguares com a avenida Jorge Casoni ganhará um semáforo, assim como na rua Guaporé com a rua Tietê, que apesar de distante da rotatória da Rodoviária, deverá receber parte do fluxo desviado da avenida Dez de Dezembro.
O secretário de Obras, João Verçosa, afirmou que as obras da fundação de dois pilares centrais de sustentação do viaduto já foram executadas e a interdição da Avenida Dez de Dezembro será necessária para a construção da fundação dos pilares que vão ficar na parte externa da rotatória.
Via BondeNews
Foto: Saulo Ohara/Grupo Folha
Essa e outras informações programação da Rádio Cultura AM 930