O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) irá utilizar notas, reportagens e vídeos publicados em redes sociais para avaliar o desabamento do prédio que abrigava o Tribunal do Júri do Fórum Criminal de Londrina. O órgão informou que está reunindo todo o material para começar as análises.
O prédio do Fórum passa por obras de demolição desde o mês passado e uma placa de concreto da laje deslizou e desabou na tarde da última quarta-feira (15). A queda provocou o tombamento de árvores e postes, que atingiram duas pessoas que transitavam pela calçada. As vítimas foram encaminhadas ao hospital com ferimentos leves e liberadas no mesmo dia.
Os demais prédios do Centro Cívico, onde fica o fórum, e residências no entorno do local ficaram algumas horas sem energia elétrica. A empresa responsável pela obra, JWA Construção e Comércio, de São Paulo, irá ressarcir os proprietários dos veículos pelos danos causados.
O Crea-PR informou que as provas serão anexadas ao processo, assim como os relatórios emitidos pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. A Câmara Especializada de Engenharia Civil deve analisar o processo, respeitando o direito constitucional da defesa dos envolvidos.
Caso a falha profissional seja constatada, o profissional responsável pelo serviço pode responder por imprudência, imperícia ou negligência.
Com informações da assessoria
Outros detalhes na programação da Rádio Cultura AM 930