O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Corpo de Bombeiros do Paraná adere pacto da ONU e poderá atuar em enchentes pelo mundo

Com larga experiência na atuação em desastres naturais e tragédias, agora o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) pode ser acionado em qualquer parte do mundo para agir em caso de grandes enchentes. A instituição paranaense foi escolhida para integrar um diretório criado pelo Grupo Consultivo Internacional de Busca e Resgate (INSARAG, na sigla inglês) – iniciativa da Organização das Nações Unidas que coordena uma rede global para ações de busca e resgate.

O Diretório de Resposta a Inundações é composto por bombeiros do Paraná, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e São Paulo, além de profissionais da Austrália, Malásia, França, Reino Unido, Argentina e Equador. Na prática, isso significa que essas equipes ficam à disposição para serem mobilizadas em caso de enchentes de grandes proporções. No Brasil, quem recebe os pedidos de ajuda desse tipo ou que oferece apoio a outras nações em situação de emergência é a Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores. 

A criação desse diretório ligado à ONU teve uma importante influência paranaense. Desde 2024, o major Ícaro Gabriel Greinert, comandante do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) do CBMPR, integra o Grupo de Trabalho de Resposta a Inundações (Search and Rescue in Floods Response Working Group), um subgrupo de atuação do INSARAG.

“Temos membros de vários países, mas assumimos um protagonismo importante dentro desse subgrupo. Neste ano em que estamos lá, escrevemos os termos de referência que estabelecem, minimamente, o que se espera de uma equipe para atender internacionalmente às inundações — algo que até então não existia; é inédito”, explicou o major.

AIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Em Ponta Grossa, veículo vai parar encima de outro após colisão

Oito cidades do PR são alvo de operação contra abuso sexual na internet

Jovem atacada com soda cáustica continua na UTI, mas está consciente e consegue falar

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais