A Guarda Municipal (GM) de Londrina já registrou o recebimento de 6.037 denúncias de descumprimento das normas sanitárias de prevenção à covid-19. Do total de denúncias, 484 foram recebidas pelo WhatsApp da central da GM.
Do dia 22 de março a 19 de julho foram registrados 693 termos de constatação de irregularidades, dos quais 30 somente no último final de semana. Os guardas municipais registram constantemente cidadãos visitando locais como parques, lagos, Zerão, fundos de vale e quadras de esporte, entre outros locais públicos que continuam interditados e sinalizados.
Entre sábado (18) e domingo (19) quatro partidas de futebol e futsal, duas festas e um campeonato de pipas foram interrompidos pela fiscalização da GM, além de diversos estabelecimentos comerciais funcionando em desconformidade.
O flagrante do descumprimento das medidas tomadas pela prefeitura de Londrina no combate à pandemia está passível de multa e interdição.
Denúncias via WhatsApp
É recomendado que todas as informações sejam repassadas à GM via WhatsApp no momento em que estiver ocorrendo algum descumprimento às normas. A Secretaria de Defesa Social também orienta que é importante enviar mensagens curtas, mas objetivas.
Outra recomendação é não repassar informações equivocadas e trote. Essas ações são passíveis de punição, de acordo com o artigo 340 do Código Penal: “Provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado: Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa”.
Serviço
Em caso de necessidade a população pode ligar para a central 153. Denúncias podem ser enviadas para o WhatsApp 99995-0272. A GM informa que o celular disponibilizado não atende chamadas e que para efetivação da denúncia o solicitante deverá fornecer informações detalhadas. O serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia.
Informações da Defesa Social
Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930