Os dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) que vão buscar brasileiros em Wuhan, na China – epicentro da epidemia do novo coronavírus – partem da base de Brasília ao meio-dia desta quarta-feira (5). A expectativa é de que as aeronaves cheguem à cidade chinesa na sexta (7) e retornem ao Brasil no sábado (8).
As 29 pessoas que estavam confirmadas para repatriação até esta terça-feira (4) terão que passar por quarentena de 18 dias em Anápolis, em Goiás. No entanto, caso precisem de atendimento médico, serão trazidas para o Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília.
Na lista das 29 pessoas que serão repatriadas, há quatro chineses listados como cônjuges, filhos ou pais de brasileiros. O grupo inclui também sete crianças.
Após a partida em Brasília, os aviões fazem escalas em Fortaleza (CE), Las Palmas (Ilhas Canárias, Espanha), Varsóvia (Polônia) e Ürumqi (China), antes de pousar em Wuhan. No retorno, elas farão o mesmo trajeto em sentido contrário, com desembarque direto em Anápolis.
Além da tripulação de voo, equipes médicas do Ministério da Saúde e do Instituto de Medicina Especializada da Força Aérea Brasileira embarcarão para monitorar os brasileiros no trajeto de volta.
Informações do G1
Foto: Reprodução/Twitter/@DefesaGovBr
Mais notícias na programação da Rádio Cultura AM 930