A Copel (Companhia Paranaense de Energia) suspendeu os cortes de energia para todas as residências e unidades essenciais de saúde pelos próximos três meses no Paraná. Atualmente, a empresa conta com 4,7 milhões de unidades consumidoras no estado, sendo que 3,8 milhões são residenciais.
A medida, anunciada nesta segunda-feira (6), tem “objetivo de permitir que as pessoas afetadas economicamente pela crise possam se organizar para realizar os pagamentos”.
Contudo, a ação não implica na falta de cobrança nas contas. Ou seja, a população deve seguir pagando a conta de luz e juros serão cobrados normalmente.
Nos casos de pagamento posterior à data de vencimento, incide a multa de 2%, juros de mora de 1% ao mês calculados com atualização diária, e atualização monetária baseada no IGP-M (Fundação Getúlio Vargas).
Além disso, o consumidor que teve sua energia cortada por falta de pagamento anterior à medida anunciada deve quitar o débito e solicitar a religação nos canais de atendimento (veja abaixo).
Por fim, a Copel ressalta que a ação respeita as recomendações da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
COPEL TEM ALTERAÇÕES POR CORONAVÍRUS
Durante a pandemia do coronavírus, o atendimento nas agências da Copel está suspenso. Com isso, é possível encaminhar solicitações por e-mail, além do aplicativo ou na agência virtual. Também é possível ser atendido pelo telefone: 0800 51 00 116.
Para o efetuamento do pagamento da conta de luz, a Copel recomenda o cadastro de débito automático. Para quem tem conta nos principais bancos, isso pode ser feito no aplicativo da Companhia, disponível para Android e iOS.
Quem não puder/quiser realizar o débito automático, pode buscar um dos estabelecimentos comerciais credenciados em sua cidade para receber o pagamento da fatura de energia elétrica. Segundo a empresa, são mais de mil farmácias, supermercados e mercearias habilitados em todo o Paraná.
Com informações: Paraná Portal
Essas e outras informações na nossa programação Rádio Cultura AM 930