O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Conta de luz deixa de ficar mais barata no Paraná após Aneel atender pedido da Copel

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) determinou no mês passado a redução média de 3,29% da tarifa de energia cobrada pela Companhia Paranaense de Energia (Copel). Porém, a empresa questionou a decisão da agência reguladora e conseguiu evitar que a conta de luz ficasse mais barata.

Todo mês de junho a Aneel calcula o reajuste médio anual na tarifa de energia, com base nas informações prestadas pelas empresas do setor. O percentual leva em conta, por exemplo, gastos com investimentos e os serviços prestados pelas distribuidoras.

Em junho deste ano, após realizar os cálculos, a agência reguladora informou que a tarifa da Copel seria reajustada para baixo este ano:

  • – 3,89% para consumidores residenciais e pequenas empresas;
  • – 2,09% para as grandes empresas.

Ao contestar os números, a companhia paranaense pediu a revisão dos cálculos. O ofício foi assinado pelo diretor de Regulação e Mercado da Copel, Fernando Antônio Grupelli Jr.

Entre outros motivos, a Copel alegou que a redução e os reajustes previstos para os próximos anos causariam o que a empresa chamou de “gangorra tarifária”. De acordo com distribuidora, a variação seria prejudicial ao consumidor e demais agentes pois aumentaria a incerteza financeira, prejudicaria a gestão dos custos de energia e dificultaria a previsão orçamentária por parte das empresas.

A Aneel aceitou os argumentos e determinou um reajuste médio de 0%, ou seja, sem alteração das tarifas da companhia. A decisão, válida por um ano, foi anunciada pelos sites da empresa e do governo estadual.

Com informações:G1

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Copel flagra 43 “gatos” por dia em todo Paraná

Desesperada, mãe procura delegacia para fazer BO contra a filha que não consegue arranjar marido

Paraná é o segundo estado que mais sofre com roubo ou furto de cabos

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais