As chuvas que caíram no final de semana e ao longo da última semana deixaram 2.989 casas danificadas no Paraná, de acordo com o último boletim da Defesa Civil . São 45 municípios atingidos, 16.247 pessoas afetadas, 547 desalojados (na casa de amigos ou parentes) e 307 desabrigados (em abrigos públicos).
Os locais mais atingidos foram Rebouças (3.013 pessoas afetadas), Jardim Alegre (2.800), São Jorge d’Oeste (1.600), Cascavel (1.350), Mangueirinha (822), Pitanga (800), Peabiru (700), Paulo Frontin (600), Pinhão (599), União da Vitória (328) e Sulina (300). A região central, Sul, Centro-Sul e Campos Gerais registraram os maiores estragos no final de semana, enquanto o Oeste, que chegou a registrar um tornado, teve os maiores registros na semana passada; Veja alguns dos registros do estado
Maringá
Uma forte chuva deixou vários estragos na cidade da região norte do estado. Segundo a Defesa Civil, diversas casas ficaram destelhadas durante a tempestade. A rajada de vento passou de 110Km/h e a chuva volumosa durou menos de 15 minutos.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a região mais afetada foi Jardim Alvorada e Parque Residencial Quebec. Os estragos estão sendo contabilizados.
Os registros feitos mostram a forte ventania que atingiu a cidade e os estragos que ela deixou.
União da Vitória
Trecho da BR-476 foi totalmente interditado em União da Vitória, na região sul do Paraná, após um deslizamento de terra levar parte da pista na altura do km 356.
Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, em cinco dias, a cidade registrou mais de 200 milímetros de chuva. O nível dos rios da região subiu e alagou várias regiões da cidade. Ao menos 40 famílias tiveram que deixar as casas neste domingo diante dos riscos de deslizamento.
Jaguariaíva
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) informa que o pavimento da PR-151, na altura do km 214, perímetro urbano de Jaguariaíva, cedeu no início da noite deste sábado (07), levando ao bloqueio total do trecho. Devido as intensas chuvas que estão previstas para a região, não se sabe quando o trecho será liberado novamente.
BR-277
No litoral do estado, a pista da direita, entre os quilômetros (km) 39 e 42, da BR-277, que sofreu com deslizamentos de rochas em novembro de 2022, será novamente interditada, devido a novos riscos com as fortes chuvas previstas para a região leste do Paraná neste final de semana.
Segundo o DNIT, a interdição ocorrerá no sentido Curitiba-Paranaguá. O bloqueio, inicialmente, será feito entre as 14 horas deste sábado (7) até as 12 horas de segunda-feira (9).
MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1