Nesta quarta-feira (8), duas audiências públicas, em três comissões, vão debater a questão dos recentes aumentos dos preços do diesel. Uma audiência pública conjunta das comissões de Minas e Energia e de Fiscalização Financeira e Controle pretende debater o assunto com a presença dos ministros da Economia, Paulo Guedes, e de Minas e Energia, Bento Albuquerque.
Padre João (PT-MG), que propôs o debate na comissão de Minas e Energia, defende a autonomia do País em relação aos preços dos combustíveis. “O país soberano tem sua política própria. Nós não podemos ficar reféns de política Internacional e é isso que se espera. Um país produtor, um país que deveria ter mais investimentos no beneficiamento, no refino. Tem que ter metas que consolidem a soberania e a autonomia e não ficar vulnerável, colocando um setor estratégico também vulnerável”.
O deputado Gilberto Abramo (PRB-MG), que é da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, afirmou que é preciso ter foco na questão tributária. “Nós sabemos que o preço do combustível no Brasil é um dos mais caros do mundo e o que tem crescido muito o preço do combustível é a sua tributação, são os impostos que incidem sobre o diesel e sobre a gasolina. Ora, se queremos diminuir o preço do combustível, nós temos que diminuir os impostos”.
A comissão de Viação e Transportes também vai discutir as políticas do governo para os caminhoneiros.
Fonte: Rádio Câmara
Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930