A Comissão Processante contra a vereadora Mara Boca Aberta será votada na câmara nesta quinta-feira (29). Três denúncias foram protocoladas na casa. A defesa da vereadora foi protocolada no último dia 15. A mais antiga foi assinada pela enfermeira Regina Maria Amâncio. Ela acusa a vereadora de nepotismo por, supostamente, ter contratado como assessora de gabinete a sua nora. Essa denúncia foi arquivada ainda em 2021, mas foi reaberta e acatada pela CML.
Já as outras duas representações são de 2023. Uma do jornalista José Antônio Pedrialli que acusa a vereadora de quebra de decoro parlamentar ao apresentar emenda ao projeto de lei alterador da Lei da Cidade Limpa “para benefício próprio”; A última é a representação de João Miguel Fernandes filho, por “possível ato criminoso diante da justiça eleitoral”, “malversação de recursos públicos do fundo especial de financiamento de campanha e abuso de poder em campanha eleitoral” e “favorecimento pessoal de terceiro nomeado como assessor parlamentar da vereadora”.
Segundo a parlamentar, o voto é político e a defesa está bem-feita e embasada. “Tenho ciência, que é político. A minha defesa está bem-feita, embasada e comprovada com os documentos necessários. Me coloquei à disposição de todos os vereadores e munícipes para tirarem as dúvidas. Mas aqui o voto é político. Vejo que essa comissão é apenas para me desgastar politicamente”.
Para evitar que a CP seja aberta, Mara precisa de dez votos. Caso a comissão seja instaurada, os trabalhos seguirão por 90 dias corridos – inclusive com a sessão de julgamento.
Segundo o professor de ética e filosófica política, Elve Cenci, a aprovação da CP depende da escolha política dos atuais vereadores e da robustez das denúncias.
“A robustez das denúncias levará ou não à cassação, mas tem outro fator importante que é a escolha política dos atuais vereadores. Não vejo hoje um ambiente que tenha a disposição para uma cassação. Isso afeta diretamente na imagem de um candidato que passa por este processo, nas pretensões eleitorais”, afirmou.
Fonte: Tarobá News
MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1