O presidente da comissão especial da reforma da Previdência, deputado Marcelo Ramos (PR-AM), reúne-se com lideranças partidárias amanhã (30) para definir um calendário para os trabalhos da comissão. Instaurado na semana passada, o colegiado terá a primeira reunião ordinária em 7 de maio, às 14h30.
Em uma semana com poucas atividades legislativas por causa do feriado de 1º maio, o cronograma de trabalhos será definido com reuniões de audiência pública com autoridades e especialistas, e serão analisadas datas prováveis para discussão e votação da proposta.
Entre os temas polêmicos, os partidos do centro são contrários a mudanças nas regras do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e da aposentadoria rural e à criação de um regime de capitalização. Outro ponto é a idade mínima das professoras, que aumenta em dez anos sem nenhuma regra de transição.
O deputado também acredita que haverá emendas para diminuir as idades mínimas de aposentadoria previstas no projeto do governo federal – 65 anos para homens e 62 anos para mulheres. Para Ramos, o desafio da comissão será encontrar uma calibragem que atenda ao ajuste fiscal das contas públicas sem prejudicar as pessoas de menor renda.
Via Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930