O comércio paranaense cresceu 1,2% em setembro em relação a agosto. Esse é o maior aumento entre os estados do Sul, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE. O índice é da variante ampliada, que engloba as vendas de veículos e materiais de construção e apresenta retrato mais fiel da atividade econômica.
O Estado também cresceu 7,7% em relação a setembro de 2019. Na série com ajuste sazonal, o avanço entre agosto e setembro é o quinto consecutivo e o sétimo do ano do comércio do Paraná. As vendas evoluíram em 14 das 27 unidades da Federação em setembro, apontando cenário mais otimista da recuperação da economia.
Recuperação
De acordo com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o comércio paranaense cresce desde maio deste ano, se recuperando das perdas do começo da pandemia. O governador ressalta que esse é um movimento que acompanha a evolução na indústria, as contratações com carteira assinada e os investimentos do setor privado.
Esse movimento do comércio já havia sido sentido por um estudo das secretarias estaduais da Fazenda e de Planejamento e Projetos Estruturantes que destacou que os estabelecimentos comerciais registraram em setembro, em média, aumento de 51,9% nas vendas. Foi a primeira vez que o índice ultrapassou 50%.
O comércio também foi o segundo setor que mais contratou no Paraná em setembro, com 5.398 novas carteiras assinadas, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, Caged, do Ministério da Economia.
Comércio varejista
O comércio varejista do Paraná cresceu 7,7% entre setembro deste ano e o mesmo mês do ano passado. As vendas foram puxadas por móveis, eletrodomésticos, materiais de construção, artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos e veículos, motocicletas, partes e peças.
Informações da AEN
Foto: Jonathan Campos/AEN
Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930