O prefeito de Cambé, José do Carmo Garcia (PTB), afirmou em entrevista à rede de rádios na manhã desta quinta-feira (2) que o município irá acatar as determinações do decreto estadual nº 4942/2020. “O decreto do governador Ratinho Junior é impositivo, é para fechar as atividades que não são essenciais. Nós vamos cumprir o decreto”, reforça.
Ontem (1), reuniões da administração pública foram feitas para que houvesse a correta interpretação da decisão do governador Carlos Massa Ratinho Junior. De acordo com o prefeito, foram avaliados os efeitos da medida e a prefeitura está preparando um material informativo para enviar aos comerciantes no intuito de sanar dúvidas.
Além disso, Zé do Carmo relata que haverá uma reunião do setor de fiscalização junto aos comerciantes para prestar esclarecimentos acerca das atividades que podem ou não continuar, para evitar que comerciantes e empresários sejam punidos legalmente por descumprirem as normas determinadas pelo Governo do Estado. O prefeito lembra que, segundo consta no decreto, foram fixadas multas e a fiscalização é de responsabilidade da Polícia Militar.
O prefeito explica que os comerciantes estavam adaptados ao decreto anterior e agora devem ser preparados para acatar às novas medidas. Ele ressalta que o momento é de dificuldade para os comerciantes. “Embora aqui seja regional de Londrina, o decreto poderia ser completado no sentido de atacar as questões que geram aglomerações”, afirma Zé do Carmo.
Em relação à nota divulgada pela Associação Comercial e Empresarial de Cambé (ACIC), recomendando aos comerciantes que mantenham suas portas abertas, o prefeito afirma que é uma atribuição da entidade defender o comerciante.
Daiane Valentin
Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930