A primeira fase da vacinação contra a gripe no Paraná, com foco nas crianças, gestantes e povos indígenas, terminou na última sexta-feira (19). Hoje (22) começa a segunda etapa, que abrange idosos, trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, adolescentes e jovens de 12 a 20 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza segue até o dia 31 de maio. O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, pede para que todos se mobilizem. O dia 4 de maio será o Dia Nacional de Mobilização. O objetivo da Secretaria da Saúde é chegar até o final de maio com 90% do público-alvo vacinado.
A Influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório altamente transmissível. Os sintomas são febre alta, dores musculares, dor de cabeça e dor de garganta. Se não for tratada, pode provocar complicações, evoluir para pneumonia e provocar até a morte. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada, ao falar, ao tossir ou no contato pelas mãos.
Informações: AEN
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930