O Paraná bateu novo recorde de registros de casos e mortes provocadas pela Covid-19, contabilizados em um único dia, de acordo com boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) desta quinta-feira (2). No geral, o estado tem 693 óbitos e 26.024 diagnósticos do novo coronavírus.
Na comparação com o boletim de quarta-feira (1º), o Paraná registrou mais 44 mortes e 2.060 novos casos, conforme a secretaria.
- CORONAVÍRUS NO PARANÁ: Veja as principais notícias
- DÚVIDAS: Perguntas e respostas sobre o assunto
- BEM AQUI: RPC tem plataforma com estabelecimentos e serviços que estão atendendo
Segundo o boletim, apenas na quarta-feira 1.438 pacientes receberam diagnóstico positivo da Covid-19, no estado. Foi o terceiro dia consecutivo com mais de mil casos registrados. Os números podem sofrer alterações, conforme a secretaria.
Entre os óbitos, a Sesa confirmou 15 mortes em Curitiba, quatro em Piraquara, três em Cascavel e dois em Toledo.
Araucária, Chopinzinho, Cianorte, Enéas Marques, Fazenda Rio Grande, Guapirama, Ibaiti, Londrina, Lunardelli, Peabiru, Rolândia, Santana do Itararé, São José dos Pinhais, Sengés e União da Vitória registram mais uma morte cada.
A taxa de letalidade da Covid-19 está em 2,6%, de acordo com o boletim.
A média de idade das vítimas é de 68,4 anos, sendo a maioria dos pacientes homens (61,6%).
Recuperados e internamentos
O estado tem atualmente 6.613 pacientes recuperados, de acordo com a Sesa.
São considerados recuperados os pacientes que receberam diagnóstico da doença e estão assintomáticos depois de 14 dias dos primeiros sintomas.
Por outro lado, 798 pacientes que testaram positivo para a Covid-19 estão internados, no Paraná. Destes, 517 estão em leitos de enfermaria e outros 281 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), na rede pública e privada de saúde.
Levando em consideração apenas leitos exclusivos para a Covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS), são 1.064 pessoas internadas com diagnóstico ou suspeita da doença.
Confira a seguir a taxa de ocupação dos leitos do SUS exclusivos para a Covid-19 no estado:
- 66% dos 811 leitos de UTI para adultos
- 39% dos 1.290 leitos de enfermaria para adultos
- 24% dos 37 leitos de UTI para crianças
- 17% dos 70 leitos de enfermaria para crianças
Assim como no boletim anterior, a macrorregião Leste, que abrange Curitiba, possui a maior taxa de ocupação de leitos públicos de UTI para adultos reservados para a Covid-19, com 81%.
Quantos aos leitos de enfermaria, a taxa de ocupação é maior na macrorregião Oeste, onde a taxa de ocupação é de 52%.
Cidades
Com a confirmação dos primeiros casos em Santo Antônio do Paraíso e São Pedro do Ivaí, o Paraná chegou a marca de 363 municípios com diagnósticos de Covid-19. Em 147 há mortes pela doença.
A secretaria informou que fez algumas alterações na tabela de casos. Entre eles estão as transferências de um diagnóstico de Quatro Barras para Piraquara e de uma morte de Francisco Beltrão para Marmeleiro.
Um diagnóstico de São Sebastião da Amoreira foi excluído por duplicidade no registro.
Além disso, a Sesa informou que uma morte que havia sido registrada em Rancho Alegre, em 22 de maio, foi retirada do boletim, já que o paciente morreu por outras causas.
Essas e outras informações na nossa programação Rádio Cultura AM 930
(Via G1 Paraná)