O Portal do Norte do Paraná
Região

Com mudança na metodologia para contabilizar casos, Rolândia tem 8 suspeitas de coronavírus

O Estado do Paraná mudou a sua metodologia para contabilizar seus casos suspeitos do novo coronavírus (covid-19). A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) adotou, desde a sexta-feira (27), um sistema ligado ao Laboratório Central do Estado (Lacen/PR) para contabilidade de dados de todas as notificações em que foram recolhidas amostras. Ou seja, vai ser considerado como suspeito apenas o caso em que foi feita a coleta de material. “A Sesa não contabiliza mais outros casos como a gripe”, explicou Rafael Dias, diretor da Vigilância em Saúde de Rolândia. Com a nova metodologia, Rolândia passa a ter 8 casos suspeitos do novo coronavírus: três já foram descartados e são aguardados os resultados de cinco.

Até a sexta, de acordo com a metodologia anterior, Rolândia contabilizava 547 casos suspeitos – incluíam-se aí casos de gripe e de pessoas com problemas respiratórios. A coleta do material para exames só é feita nos casos mais agudos: são justamente esses que estão, agora, sendo tratados como suspeito do novo coravírus. Os outros mais de 500 casos são tratados como gripe e, caso se tornem mais graves, o material será coletado e, nesse momento, engrossaria a lista de casos suspeitos da covid-19.

De acordo com a Sesa, o objetivo dessa mudança de metodologia foi o de precisar os números o mais próximo possível da realidade de suspeitos no Estado do Paraná.

Informações: Jornal de Rolândia

Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Rolândia recebe mais de três mil doses de vacinas contra a Covid nesta terça-feira

Cobra News (User)

Capotamento em Sertaneja acaba com morte de duas jovens

Cobra News (User)

Saúde orienta sobre renovações de receitas em UBS’s de Rolândia

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais