O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Com estoques baixos, Hemepar pede doações de sangue urgente no Paraná

Nesta semana, a unidade de Curitiba do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) teve redução de aproximadamente 50% nas doações de sangue. Com isso, o Hemepar disparou anúncio pedindo que as pessoas voltem a doar.

Doações podem ser de qualquer tipo sanguíneo. Durante a pandemia, o Hemepar adaptou o atendimento para trazer segurança às pessoas na hora de doar, por prevenção da Covid-19.

O agendamento é feito pelo site da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). O atendimento é feito com oito pessoas a cada meia hora para evitar aglomerações.

A chefe da Divisão de hemoterapia, Renata Pavese, fez um apelo para que as pessoas procurem os hemocentros e façam a doação.

“Nossos estoques estão baixíssimos, precisamos urgente da ajuda da população”.

Segundo Renata, a capacidade de coleta do Hemepar é de 180 bolsas por dia, mas na quarta-feira (5) foram 61 bolsas coletadas. Nesta quinta-feira (6), foram 35 doações.

O secretário de saúde Beto Preto lembrou que, mesmo com a pandemia, as outras doenças não pararam.

“Os traumas continuam acontecendo, transfusões continuam sendo necessárias. São 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos do Paraná que recebem bolsas de sangue e dependem da hemorrede”, alertou.

Quem tomou vacina pode doar?

Conforme a Sesa, pessoas imunizadas contra a Covid-19 podem doar sangue normalmente, desde que aguardem o período estipulado para cada tipo de vacina.

A Coranovac estabelece um prazo de 48 horas após a aplicação. A AstraZeneca e a Pfizer pedem intervalo de sete dias para a doação.

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

(Via G1 Paraná/ Foto: Tchélo Figueiredo – Secom/MT)

Postagens relacionadas

Dos sete casos da variante Delta no Paraná, três foram a óbito. Ministério e secretaria em alerta

Justiça decreta prisão preventiva de motorista que matou mãe e filha ao invadir churrascaria com caminhonete em Ibiporã

Cobra News (User)

Duas pessoas são presas suspeitas de saquear carga de porcos após caminhão tombar no Paraná

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais