O Colégio está entre as sete marcas do Grupo Educacional Bom Jesus, que vem reforçando a missão de construir uma educação integral, humanista e solidária, em ambientes emocionalmente saudáveis, da Educação Infantil ao nível superior com a FAE Centro Universitário
O Colégio Bom Jesus vai completar 128 anos no próximo sábado, dia 11 de maio. É um centenário e mais 28 anos de história dedicados à formação integral de crianças e jovens. Ao longo desse tempo, o Colégio vem reforçando sua missão de construir uma educação integral em um ambiente que preza pelo cuidado físico e emocional de seus alunos, inspirada nos valores e nas virtudes de São Francisco de Assis.
“Acreditamos em uma educação amparada nos princípios franciscanos. Por isso, buscamos diariamente cultivar e incentivar o amor, o respeito e a humildade em cada uma de nossas ações, para que essas ideias ecoem e reverberem por toda a nossa comunidade. É importante relembrarmos que São Francisco de Assis nos deixou muitos exemplos de ser e de viver, e é nesses ideais que nos inspiramos para a formação de uma sociedade melhor, mais justa e compassiva”, destaca o presidente do Grupo Educacional Bom Jesus, Frei João Mannes.
Um dos projetos desenvolvidos pelo grupo é o “Virtudes e Atitudes”, que já acontece há mais de 20 anos.
No Colégio Bom Jesus, por exemplo, a cada série, os professores trabalham uma virtude com seus alunos, sendo 13 as principais: amor, confiança, diálogo, disciplina, fraternidade, gratidão, humildade, perseverança, prudência, respeito, sabedoria, solidariedade e união. Essa é uma iniciativa do Colégio que envolve alunos, familiares, professores e sociedade em uma partilha de conhecimento e consciência de responsabilidade social.
Outra iniciativa do Grupo Educacional Bom Jesus é o projeto Bom Jesus Social, que tem como objetivo principal educar para o humanismo solidário, formar profissionais comprometidos com o meio social em que estão inseridos e contribuir para uma constante interação entre a teoria e a prática.
“Por todos esses anos, direcionamos nossos esforços a fim de contribuir para a educação e a formação de inúmeras gerações, tanto de crianças quanto de adolescentes e adultos. E, a cada ano, somamos motivos para agradecer a confiança e o apoio dos estudantes, das famílias, dos educadores, dos funcionários e de toda a comunidade que nos acompanha e acredita na nossa missão de ensinar com propósito para uma formação integral”, destaca o diretor-geral do Grupo Educacional Bom Jesus, Jorge Apóstolos Siarcos.
A Amorografia é outro conceito que faz parte do dia a dia da comunidade do Grupo Educacional Bom Jesus, seja nos 38 colégios espalhados pelo Brasil, nos campi da FAE ou nos tantos projetos voltados ao desenvolvimento da sociedade. A Amorografia tem como base os valores e as virtudes franciscanos que devem ser praticados em sala de aula e também em ações que envolvem a comunidade. Prevê que amor é o caminho para a transformação, bem como a empatia, o acolhimento, o respeito, o diálogo, a justiça e a alegria.
História
O Grupo Educacional Bom Jesus iniciou suas atividades em 1896, com a fundação da Escola Popular Alemã Católica, que em 1902 passou a ser administrada pelos frades franciscanos e foi transferida para a rua 24 de Maio, em Curitiba (PR). Em 1909, foi fundada a Paróquia Bom Jesus dos Perdões, na Praça Rui Barbosa, e dois anos depois foi construída a sede da escola, ao lado da igreja, na rua Alferes Poli – ambos os endereços em Curitiba.
Atualmente o Grupo é composto das marcas Colégio Bom Jesus; FAE Centro Universitário; Editora Bom Jesus; Teatro Bom Jesus; LaCe – Language Center; Gráfica Bom Jesus; Valor Brasil – produtos promocionais; e MindHub, um hub de inovação sediado no 8.º andar do prédio FAE Business School, em Curitiba (PR). O Colégio possui unidades em cinco estados brasileiros: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.
Expansões
Em todos esses anos de atuação, o Grupo Educacional Bom Jesus vem investindo estrategicamente em expansões. No início do ano de 2024, o novo prédio do Colégio Bom Jesus São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, foi inaugurado. A unidade já existente na cidade foi ampliada em cerca de 9 mil metros quadrados de área. Com salas de aula modernas e estacionamento amplo, a nova estrutura física passou a somar aproximadamente 17 mil metros de área construída e aumentou significativamente a capacidade de atendimento da instituição. Para o Colégio, a nova estrutura dobrou de tamanho, ampliando a capacidade de 770 para 2 mil estudantes.
No mesmo local funciona o campus FAE São José dos Pinhais. Para o Centro Universitário, a nova estrutura triplicou a capacidade, disponibilizando cerca de 1,5 mil vagas para estudantes do ensino superior.
Já em Santa Catarina, uma nova unidade no Vivapark Porto Belo está prevista para iniciar atividades em 2025. O colégio terá capacidade para atender estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio. O Colégio Bom Jesus em Porto Belo será a nona unidade no estado catarinense e poderá atender mais de mil estudantes. No estado, o colégio já está presente nas cidades de Blumenau, Caçador, Florianópolis, Itajaí, Palhoça, Jaraguá do Sul, Lages e São Bento do Sul.
MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO FM 107.1
Informações da assessoria de imprensa