O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Com apoio das Regionais de Saúde, municípios realizam mutirão de combate à dengue

Neste fim de semana foram realizadas várias ações de combate à dengue nas regiões Sudoeste, Centro-Sul e Noroeste do Paraná. As mobilizações para a remoção de criadouros e conscientização da população tiveram o envolvimento e participação de equipes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), dos Agentes Comunitários de Saúde dos municípios, polícias Militar e Penal, Exército Brasileiro, órgãos municipais e organizações da sociedade civil.    

As equipes da Sesa, por meio das Regionais de Saúde de Francisco Beltrão (8ª RS), Maringá (15ª RS) e Guarapuava (5ª RS), fizeram visitas aos domicílios, distribuíram material informativo sobre o Aedes aegypti, transmissor da dengue, ajudaram na eliminação dos focos do mosquito, além de outras iniciativas relacionadas ao enfrentamento da doença. As ações foram realizadas após a verificação de pontos propícios à proliferação do mosquito e para conter os já existentes nas regiões.  

Na Regional de Maringá foi organizado um mutirão no próprio município-sede. Mais de dez quarteirões foram vistoriados, 208 depósitos eliminados e 392 casas visitadas. Em três delas haviam larvas do mosquito. Segundo o último boletim da dengue divulgado pela Sesa, Maringá é o 4º município com mais casos confirmados da doença (10.549) no Estado.   

O município de Francisco Beltrão está em 5º lugar no ranking das cidades com mais casos confirmados (6.613). Por conta do atual cenário, a 8ª RS ajudou a chamar a atenção para o problema na localidade. No sábado (20), 90 pessoas estiveram envolvidas no mutirão no bairro Pinheirão e na atividade de sensibilização na Praça Central. A ação, com o movimento “Unidos contra a Dengue”, é um trabalho conjunto em várias frentes que atuam na conscientização da população e verificação e remoção de criadouros na cidade.

Na Regional de Guarapuava, as equipes se deslocaram até aos municípios de Rio Bonito, Porto Barreiro, Palmital e Virmond para um trabalho de campo. Toneladas de lixo foram retiradas e foram identificados vários locais com água parada e recipientes com prováveis criadouros. No decorrer da semana passada também foram realizadas 400 palestras sobre o tema em escolas municipais e hospitais da região.     

CENÁRIO – O boletim semanal da dengue publicado na última terça-feira (16) confirmou 140 mortes pela doença no atual período epidemiológico, que iniciou em julho de 2023. Os dados do 32º Informe Epidemiológico apresentaram também 219.045 casos confirmados, 451.280 notificações e 97.083 casos em investigação. No dia 14 de março o Paraná decretou situação de emergência em saúde pública para dengue devido ao aumento no número de casos e óbitos. 

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Por 18 votos a 4, TJ-PR autoriza retomada da venda de cerveja nos estádios do Paraná

Parceria da UEL e PM oferece curso de extensão para policiais do 30º Batalhão

Terceira edição da Prova Paraná terá avaliações em Braille

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais