A Lar Cooperativa Agroindustrial iniciou oficialmente as atividades em Rolândia na manhã desta quarta-feira (2). Uma cerimônia foi realizada na sede da empresa para marcar a transição do complexo industrial da Frango Granjeiro, que foi arrendada pela Lar. A Cooperativa tem sede em Medianeira (PR).
O evento teve a presença de toda a diretoria da empresa e contou com a participação do governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Junior, dos deputados estaduais Cobra Repórter (PSD) e Tiago Amaral (PSB), do secretário de Estado da Saúde Beto Preto, do prefeito de Rolândia Luiz Francisconi Neto e vereadores. O monsenhor José Agius, de Rolândia, também esteve na cerimônia.
Durante o evento, o diretor da Frango Granjeiro João Roberto Welter falou a respeito de sua trajetória à frente da empresa, fundada em 1988 em Rolândia. “Muito nos orgulhou toda nossa história e desejamos de coração que a Lar faça um bom trabalho e contribua para o desenvolvimento da nossa querida cidade. Boa sorte à Lar e missão cumprida!”
Investimentos
O diretor-presidente da empresa, Irineo da Costa Rodrigues, ressaltou que a Lar chega a Rolândia com um grande investimento. Segundo ele, a cooperativa planeja aumentar o número de abates em 15% durante os próximos três meses. Para isso, foi necessária a contratação de 320 novos funcionários – o quadro total da empresa é de 1.911 colaboradores.
A projeção para 2021, de acordo com o diretor-presidente, é aumentar em mais 16% a produção, com a realização de abates aos sábados – atualmente, os abates são de segunda a sexta-feira. A diretoria espera que 350 novos empregos sejam gerados com essa ampliação. “A Lar veio para ampliar o abate, vai ampliar o número de empregos, vai ampliar o número de produtores que vão produzir frango, eu acredito que vai ser muito bom para Rolândia”.
A negociação para o arrendamento da Frango Granjeiro pela Lar Cooperativa começou há cerca de 1 ano e o acordo foi fechado há três meses. Presidida por João Roberto Welter e atuante há mais de 30 anos em Rolândia, a Granjeiro emprega moradores daqui e de mais oito municípios da região. Segundo o diretor-presidente da Lar, 50% da produção atenderá ao mercado interno e 50% ao mercado externo.
Produtores de cerca de 40 municípios do entorno da cidade fornecem frangos para o abate e são mais de 11 mil pequenos agricultores associados. Durante o período de arrendamento, que deve seguir até meados do próximo ano, segundo Irineo, a Frango Granjeiro será associada da Cooperativa. Após esse período, o Grupo Lar fará a compra definitiva da granja. “Temos muito o que crescer ainda”, afirma o diretor-presidente.
Geração de empregos
Durante a cerimônia de abertura das atividades, o governador Ratinho Junior falou sobre o desenvolvimento do setor industrial no Paraná, que teve o maior crescimento do país no ano passado. Ratinho lembrou que apesar do momento difícil pelo qual o Estado passa durante a pandemia do coronavírus, o governo tem um projeto de recuperação da economia. O Recupera Paraná, possibilitou a geração de 3 mil empregos em junho e quase 9 mil em julho.
O governador também ressaltou a importância dos investimentos da Frango Granjeiro e da Lar Cooperativa em Rolândia e a grande contribuição para o saldo positivo de empregos no estado.
Reportagem Daiane Valentin
Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930