Várias cidades paranaenses realizaram neste sábado (30) mutirões de limpeza e de conscientização contra a dengue. Desde o dia 19 de abril o Paraná vive uma epidemia da doença. São mais de 30 mil casos confirmados e cinco mortes desde agosto do ano passado.
Ao longo do dia, agentes de saúde passaram de casa em casa levando sacos pra lixo e fazendo um apelo aos moradores sobre objetos que possam juntar água parada.
O mutirão tem um motivo: levantamento da infestação da dengue em Londrina, no norte do estado, divulgado nesta sexta-feira (29) indica que 93% dos focos do mosquito estão nos quintais.
Casas cheias de entulho são prato cheio para o aedes aegypt, mas basta um balde, um potinho, um bebedouro de animal com água parada, para que o mosquito se prolifere.
O índice médio de infestação na cidade passou de 8% e chegou a 35% em alguns bairros.
O limite recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 1%.
Em Porecatu, na Londrina, a prefeitura instalou brinquedos para as crianças e sorteou brindes entre os adultos, para incentivar moradores a participar da campanha de conscientização sobre a dengue.
O dia também foi de arrastões contra a doença no noroeste do estado. Em Paranavaí, agentes passaram em casas onde não encontraram moradores durante a semana. Um caminhão saiu lotado de pneus e outros objetos que podem acumular água.
Somente na última semana, houve um aumento de 30% no número de casos de dengue no Paraná.
G1/PR
MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1