O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Ciclone bomba atinge o Paraná nesta terça-feira: fortes temporais e rajadas de vento

Nesta terça-feira (30), o fenômeno ciclogênese explosiva, conhecido como ‘ciclone bomba’, atinge o Paraná com fortes temporais e rajadas de vento. Apesar do nome assustar, Paulo Barbieri, que é meteorologista do Simepar, tranquiliza a população e afirma que é um fenômeno comum. “Ele vai se posicionar sobre o oceano e vai causar muito vento, nada de diferente dos outros ciclones que já passaram pelo Estado.”

‘CICLONE BOMBA’ FARÁ AS TEMPERATURAS CAÍREM NO PARANÁ

O ‘ciclone bomba’ é comum no inverno, porém, ocorre com mais frequência no norte da Europa e no nordeste dos Estados Unidos. No Atlântico Sul, é mais comum na costa da Argentina ou no cinturão de baixa da Antártida.

Apesar do termo ser assustador, o fenômeno provoca, apenas, uma queda rápida da pressão atmosférica e ele se forma quando o ar frio se choca com o ar mais quente. Os ventos fortes criam um efeito de centrifugação, por isso, o nome de ciclone.

O portal MetSul Meteorologia alerta que desde o final de semana, esse fenômeno avança no país. Nesta terça-feira, o fenômeno será responsável por temporais severos no Paraná, além de fortes rajadas de vento.

“Esse ciclone se posiciona sobre o Rio Grande do Sul, com grandes temporais que vai avançar o Paraná principalmente no período da tarde e da noite. Aqui no Paraná vamos ter registros de ventos fortes”, explicou Barbieri.

Após a passagem do ‘ciclone bomba’ na região Sul do Brasil, as temperaturas caem e, no Paraná, há previsão de geada.

Via:Paraná Portal

Essas e outras informações na nossa programação Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Paraná gera 74 mil empregos formais de janeiro a novembro

Três pessoas morrem após batida entre duas motos, em Cianorte

No Paraná, 35 cidades admitem risco de falta de ‘kit intubação’ nos próximos dias

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais