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‘Chupa-cabra’ é encontrado em caixa eletrônico 24h após cliente ter cartão preso em Cianorte, diz PM

Um aparelho “chupa-cabra” foi apreendido em uma caixa eletrônico 24 horas dentro de um supermercado de Cianorte, no noroeste do Paraná. Segundo a Polícia Militar (PM), o dispositivo foi encontrado por uma cliente de 68 anos após ter o cartão preso.

O caso foi registrado na terça-feira (14) no centro do município.

O aparelho é utilizado por criminosos para roubar dados de cartões de clientes por meio de saques ou compras através de crédito. Veja mais informações abaixo sobre o termo.

Aos policiais, a vítima relatou que o cartão ficou preso no caixa eletrônico por meio de um dispositivo colocado na máquina, enquanto tentava realizar uma transação. Desconfiada, chamou um funcionário para verificar.

Foi necessário o uso de uma pinça para retirar o cartão da vítima, segundo a PM.

Na máquina havia também um adesivo com informações de telefones dos suspeitos da fraude.

O equipamento foi levado para a Polícia Civil para investigar quem instalou o sistema. Ninguém foi preso até a publicação desta reportagem.

O ‘chupa-cabra’

O dispositivo usado por criminosos é instalado em caixas eletrônicos ou máquinas de pagamento por cartão para o roubo de dados. Na maioria das vezes são pequenos e capazes de gravar as informações dos cartões das vítimas para, posteriormente, serem utilizados em saques ou compras via cartão de crédito.

Cartões sem chip de segurança são ainda mais vulneráveis e mais fáceis de terem os dados roubados pelo “chupa-cabra”.

  • O golpista instala o dispositivo para reter o cartão da vítima no caixa eletrônico;
  • A vítima coloca o cartão no caixa eletrônico e ele fica preso na peça instalada pelo criminoso;
  • Um segundo golpista se oferece para supostamente ajudar a vítima a tentar retirar o cartão que ficou preso;
  • Ele diz à vítima que o caixa eletrônico emitiu um extrato que orienta a ligar em determinado número para liberar o cartão, mostra a ela o informativo, mas o extrato e o número informado são falsos;
  • A ligação, na verdade, será feita para um terceiro golpista, que vai pedir dados pessoais da vítima para supostamente liberar o cartão, mas eles serão utilizados, junto com o cartão da pessoa, para realizar movimentações bancárias e concluir o golpe, causando prejuízos financeiros.

Cuidados principais que devem ser observados:

  • Nunca aceitar ajuda de estranhos, mesmo dentro das agências;
  • Não fornecer senhas ou outros dados de acesso em sites ou aplicativos não oficiais, bem como em ligações telefônicas;
  • Desconfiar de mensagens solicitando dinheiro, mesmo sendo pessoas próximas, pois o telefone pode ter sido clonado;
  • Desconfiar de SMS, e-mail ou qualquer forma de comunicação dizendo ser do banco, mas que seja de número celular comum e contenha erros de escrita;
  • Links suspeitos podem levar à instalação de programas espiões, que podem ficar ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário;
  • Utilizar sempre navegadores e softwares de antivírus atualizados;
  • A Caixa jamais solicita senha e assinatura eletrônica numa mesma página, sendo a assinatura digitada somente por meio da imagem do teclado virtual;
  • A Caixa não solicita ao cliente o desbloqueio ou cadastramento de novos dispositivos móveis.

 

Via G1

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