Em um mês, mais de 2,8 milhões de pessoas foram ouvidas no Paraná no Censo 2022. O balanço foi divulgado nesta terça-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
As entrevistas começaram no dia 1º de agosto e já passaram por 1.045.788 domicílios no estado.
De acordo com o instituto, das 2.867.727 pessoas recenseadas no Paraná, a maioria é mulher (51,8%). Já responderam o questionário 4.444 indígenas e 1.195 quilombolas – incluídos pela primeira vez no Censo.
O balanço mostra que quase todas as pessoas que atenderam os recenseadores responderam a entrevista de forma presencial (99,6%).
O superintendente do IBGE no Paraná, Elias Guilherme Ricardo, afirma haver casos de recenseadores hostilizados por moradores muitas vezes desinformados sobre o processo.
Um dos exemplos, cita, são pessoas que acham que alguma informação pessoal dita ao recenseador será divulgada.
Porém, o superintendente reforça que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e regulamentações do próprio IBGE protegem as informações repassadas ao instituto.
Ainda assim, o IBGE também enfrenta dificuldades de contratar recenseadores para completar o trabalho de campo até outubro.
Quando a pesquisa começou, o ideal era ter quase 11 mil recenseadores. Hoje, o efetivo é de 65%. Porém, a situação deve amenizar a partir da próxima semana com a contratação de cerca de 4 mil pessoas.
Como identificar um recenseador
O IBGE orienta que os recenseadores estarão sempre uniformizados, com o colete do instituto, boné do Censo, crachá de identificação e aparelho por meio do qual computam as respostas (Dispositivo Móvel de Coleta).
Além disso, é possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE ou pelo telefone 0800 721 8181.
IO crachá do entrevistador também traz um QR code que leva a área de identificação no site. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula ou CPF do recenseador.
Com informações:G1
MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO FM 107.1