No próximo dia 2 de novembro, o Brasil celebra o dia de finados, uma data marcada pela homenagem e recordação de entes queridos que já partiram. Neste ano, os cemitérios das cidades de Londrina, Rolândia, Cambé, Arapongas, Apucarana e Ibiporã, estão se preparando para receber milhares de visitantes no Dia de Finados.
Em Rolândia se espera que 25 mil pessoas prestem homenagem a quem já partiu nos quatro cemitérios da cidade. Domingo, 29, foi a data limite para limpezas e reformas nos túmulos, a partir desta segunda não haverá água nas torneiras e ficará restrita a entrada de veículos não essenciais aos trabalhos e funerárias. A cidade de Cambé conta com apenas um cemitério, o prazo para limpeza dos túmulos vai até terça-feira, 31.
Na maior cidade da região, Londrina, o prazo para lavagens e pinturas dos túmulos se encerrou no domingo, a Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários da cidade estima que 150 mil pessoas devem passar pelos 13 cemitérios municipais da cidade. Em Arapongas a estimativa é que 30 mil pessoas passem pelo cemitério municipal
Apucarana espera que 20 mil pessoas passem pelos três cemitérios municipais da cidade. Em Ibiporã o prazo para limpeza dos túmulos vai até a véspera do feriado, 1° de novembro, e o esperado é que o cemitério municipal da cidade receba 30 mil pessoas.
Para garantir que as homenagens ocorram de forma tranquila e respeitosa, as autoridades locais e as administrações dos cemitérios estão se preparando para receber o grande número de visitantes. Medidas de segurança e organização estão sendo implementadas para garantir a comodidade de todos.
Mais informações na rádio Cobra FM 107.1
Texto do estagiário Edy Willian sob supervisão.