Municípios do Norte Pioneiro do Paraná já estão em alerta por causa dos casos de dengue. A chegada do verão favorece a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, Zika vírus e chikungunya. Cornélio Procópio, Sertaneja e Uraí são as cidades que mais tem mantido o cuidado nesse início de ano.
Segundo dados do último informe técnico disponibilizado pela Secretaria de Estado da Saúde nesta terça-feira (8), a 18ª Regional de Saúde de Cornélio Procópio teve 190 notificações de casos de dengue, dos quais 37 foram confirmados.
Apenas em Cornélio foram 39 notificações de suspeita da doença, com 2 casos confirmados. Já em Uraí foram 68 casos notificados, com 33 confirmações da doença. Sertaneja teve 2 notificações. Como as três cidades são próximas, os números preocupam. O alerta é que nesse período de férias os moradores não descuidem de seus quintais, eliminando possíveis focos de proliferação do Aedes.
Os dados da Secretaria tem como base a semana epidemiológica 31/2018 (primeira semana de agosto) até a semana 01/2019, o que significa que foram registrados ainda mais casos no primeiro semestre de 2018. No Paraná inteiro foram 4.923 casos suspeitos de dengue, dos quais 3.259 foram descartados.
Veja abaixo um checklist elaborado pela Secretaria de Estado de Saúde para verificar possíveis focos do mosquito em sua casa, pelo menos uma vez por semana:
Daiane Valentin
Foto: Ag. Pará/Divulgação
Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930