O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD) assinou, nesta sexta-feira (19), dois novos decretos com medidas restritivas depois da aceleração do aumento de casos do novo coronavírus. Há medidas para todo o estado e outras específicas para Curitiba e região válidas por 14 dias. Veja todas as medidas mais abaixo.
Os decretos recomendam as restrições. O governo informou que há um acordo para que os municípios cumpram as medidas.
De acordo com o boletim mais recente da Secretaria Estadual de Saúde(Sesa), o Paraná tem 12.785 casos confirmados e 419 mortes por Covid-19. Desde a terça-feira (16), foram registrados 3.070 novos casos – quase um quarto do total.
Entre as medidas está a recomendação para restringir a venda de bebidas alcoólicas e consumo nas ruas a partir entre 22h e 6h em todo o estado.
Já para Curitiba e região, existe uma recomendação para que os shoppings funcionem entre 12h e 20h em dias de semana, com proibição de abertura aos sábados e domingos.
Recomendações para todos os municípios:
- Proibir a venda de bebidas alcoólicas entre 22h e 6h;
- Proibir o consumo de álcool em vias públicas entre 22h e 6h;
Recomendações para Curitiba e região:
- Comércio deve abrir às 10h e fechar às 16h
- Shoppings devem abrir às 12h e fechar às 20h de segunda à sexta, com proibição de abertura aos sábados e domingos
- Restrição de menores de 12 anos em supermercados
“Nós queremos fazer com que as pessoas evitem estar em aglomerações, que o transporte público não fique sobrecarregado, em especial, nos horários de pico, na parte da manhã e na parte da tarde”, disse o governador.
- CORONAVÍRUS NO PARANÁ: Veja as principais notícias
- DÚVIDAS: Perguntas e respostas sobre o assunto
- BEM AQUI: RPC tem plataforma com estabelecimentos e serviços que estão atendendo
As novas regras foram discutidas em uma reunião por videoconferência, entre o governador Ratinho Júnior (PSD) e os prefeitos da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), na quarta-feira (17).
Segundo o governador, a Secretaria de Estado de Segurança Pública deverá intensificar operações de fiscalização e orientação para que as regras sejam cumpridas.
Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930
(Via G1 Paraná)