Mais uma edição do mutirão Bota Fora Unidos Contra a Dengue está sendo realizado neste sábado (14). A ação acontece no conjunto Habitacional Parigot de Souza 2, na zona norte de Londrina, e uma situação chama atenção. Uma casa na avenida Waldir de Azevedo tem diversos objetos acumulados na garagem que podem servir como criadouros do mosquito Aedes aegypti, já que são pontos de água parada.
Durante a semana, agentes de endemias do município conversaram com o proprietário do imóvel que reside no local há mais de 20 anos. Ele é conhecido dos vizinhos como acumulador e denúncias já foram realizadas. O munícipe foi avisado que poderia ser multado caso focos do mosquito sejam encontrados em seu quintal. O valor pode chegar até R$ 300.
Na manhã deste sábado, os órgãos envolvidos no mutirão encontraram a casa trancada e vazia. Funcionários da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), com apoio da Guarda Municipal, tentam entrar na casa para retirar os objetos. Um decreto permite o ingresso forçado. Mas o local conta com cachorros que impedem o acesso.
Mutirão
Os moradores já foram comunicados pelos agentes de Combate às Endemias, para que separem os materiais, objetos, eletrodomésticos, móveis e outros rejeitos que queiram descartar, para que os itens sejam recolhidos neste sábado. Além do recolhimento de rejeitos, o mutirão contará com vistorias de imóveis, orientações para a comunidade, limpeza de áreas públicas e, caso as condições climáticas sejam favoráveis, aplicação de inseticida com uso de bomba costal. Serão vistoriados 1.224 imóveis.
A iniciativa está acontecendo desde janeiro e já percorreu os bairros: Conjunto Vivi Xavier, Novo Amparo, Moema, Santa Luzia, Felicidade, Aquiles Stenguel, Primavera, Catuaí, Maria Cecília e Luis de Sá (região norte); jardins Santa Fé, Marabá, Monte Cristo e Morro do Carrapato (região leste); Itapoã, Franciscato e Jardim Nova Esperança (região sul).
Essas e outras informações na nossa programação Rádio Cultura AM 930
Via Tarobá News