A retomada do Carnaval de Rua de Londrina, realizada no último domingo (19), foi um grande sucesso. Após dois anos sem a realização da festividade, por conta da pandemia de Covid-19, a festa foi celebrada com muita alegria e emoção, contando com grande adesão de foliões, que lotaram a área de acesso e estacionamento do Jardim Botânico, local selecionado para receber o evento. A estimativa da Prefeitura de Londrina é que cerca de 30 mil pessoas estiveram presentes, de todos os cantos da cidade, superando a expectativa de 20 mil foliões.
A concentração da festa teve início às 14h, na área de acesso do local, na Avenida dos Expedicionários, e por volta das 16h os foliões seguiram para a o estacionamento, onde foi montada a estrutura para receber as pessoas, com palco para a realização dos shows. Quatro blocos participaram das atividades, que seguiram até a noite.
Dois deles, os blocos Barbada e Rua Eklétika, iniciaram o evento com a concentração dos foliões. Na sequência, às 16h, eles seguiram para o palco, animando ainda mais o público. No início da noite, entre as 18h45 e 21h, o Bloco Bafo Quente, principal atração do Carnaval 2023, assumiu a festa, promovendo um grande show na área do estacionamento do Jardim Botânico.
Os três blocos (Barbada, Rua Eklétika e Bafo Quente) foram selecionados pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Secretaria Municipal de Cultura, e receberam da Prefeitura um investimento de R$ 80 mil.
O quarto bloco presente no evento foi o Bloco da Fábrica, voltado principalmente para o público infantil, sendo uma iniciativa do Programa Fábrica – Rede Popular de Cultura. O bloco foi um show à parte no carnaval londrinense, com belíssimas apresentações do Projeto Ginga Londrina, formado por crianças praticantes de capoeira e seus mestres; do projeto Passos para o Futuro, de dança de rua, com crianças que participam da iniciativa no Jardim Califórnia; e do Clube do Choro, que fez um show de choro, voltado mais para o samba, com crianças e adultos.
O secretário municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini, avalia que o Carnaval de Londrina de 2023 foi o Carnaval da retomada e se configurou como um sucesso estrondoso. “O conteúdo do Carnaval foi muito rico, extrapolando o evento, que foi magnífico. Participaram 30 mil pessoas no Jardim Botânico, um espaço novo, que transmite paz e tranquilidade. O Bloco Bafo Quente e os outros fizeram um grande espetáculo, atraindo gente de todas as regiões da cidade. Além disso, o evento também teve impacto no turismo, pois embora não consigamos quantificar, muitas pessoas da região participaram do Carnaval em nossa cidade. Houve repercussão positiva em toda a mídia, nas redes sociais; foi um Carnaval de participação, com forte presença da juventude”, ressaltou.
Pellegrini informou que as ações do Carnaval de Londrina se iniciaram muito antes de domingo, com a realização de oficinas em diversos locais, por toda a cidade, inclusive para as crianças. “Foi um processo muito grande, tivemos um Carnaval muito rico e que aponta um caminho fantástico para o próximo ano, quando Londrina começa as pré-comemorações dos 90 anos da cidade”, disse.
O secretário lembrou, ainda, o desafio causado pelo mau tempo na cidade, fazendo com que o grupo gestor da festividade, composto por diversas instituições, precisasse remanejar o evento para o Jardim Botânico. Originalmente, a iniciativa estava programada para ser realizada no Aterro do Lago Igapó. “É importante ressaltar que tudo isso foi feito com muita rapidez, graças à sinergia do grupo instituído por meio de decreto municipal”, apontou.
Ainda segundo Pellegrini, quando se avalia todo o cenário, o Carnaval também demonstra ser um campo de geração de trabalho e renda, não somente para o comércio e o turismo, como para toda a cadeia produtiva da Cultura. “Todos os shoppings fizeram bailes e matinês, bem como instituições como o Sesc, e os artistas de nossa cidade trabalharam bastante em Londrina e região. Realmente, o Carnaval se apesenta como um fator de geração de renda para os artistas, produtores, para a cadeia de áudio, som, palco, banheiros, que movimenta, com intensidade, a economia de Londrina”, finalizou.
Organização – A limpeza do evento foi feita pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), que instalou coletores de lixo na área antes da festividade. Além disso, na segunda-feira (20), dia seguinte à festa, outra equipe realizou a limpeza no local, a partir das 7h, tendo concluído o trabalho às 12h. Neste dia, foi recolhido um caminhão de resíduos.
A segurança do evento, do público e do trânsito, foi feita pelos agentes da CMTU, Guarda Municipal de Londrina (GML) e Polícia Militar (PM). De acordo com a CMTU, o trânsito no local foi bem tranquilo e não houve nenhum incidente. Durante o evento, também estiveram à disposição duas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e banheiros químicos instalados. O Corpo de Bombeiros e as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também foram notificadas, previamente, para ficar de prontidão.
Via N com
MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1