O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), divulgou os resultados individuais do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), destinado a quem não conseguiu concluir os estudos na idade adequada.
Os candidatos que tiveram a nota mínima necessária em todas as áreas do conhecimento e na redação têm direito ao certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Se a nota exigida não tiver sido atingida em todas as matérias o certificado de proficiência é parcial.
O resultado está disponível no site www.enccejanacional.inep.gov.br, e deve ser acessado com o CPF e a senha do candidato. A edição deste ano da avaliação do Encceja registrou um recorde de participação. Segundo o Inep, foram mais de 1.185.900 candidatos, o que representa 45% a mais que no ano passado.
A Secretaria de Estado da Educação é responsável por credenciar as escolas que vão emitir os certificados. A lista das instituições está no site www.educacao.pr.gov.br. Para o Ensino Fundamental, podem fazer a prova os jovens e adultos que tenham no mínimo 15 anos e não tenham concluído esta etapa de ensino. Para o Ensino Médio, podem participar jovens e adultos com no mínimo 18 anos, que ainda não tenham o diploma.
Via AEN
Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930