Nesta sexta-feira (14) é celebrado o Dia Internacional do Doador de Sangue. Além disso, neste mês acontece a Campanha Nacional Junho Vermelho, que destaca a importância da doação no inverno. Este foco se deve ao fato de que, com a chegada do frio, as doações costumam diminuir nesta época do ano.
A diretora-geral do Hemepar, Liana Andrade Labres de Souza, explica que isso acontece em função das gripes, dificuldades de locomoção devido ao clima e também pelo período de férias escolares. Atualmente, a instituição recebe em média 800 doações por dia. Cada bolsa coletada passa por processamentos que separam os componentes do sangue: hemácias, plasma, plaquetas e crioprecipitado.
Segundo a diretora o estoque ainda está dentro da normalidade e a quantidade é suficiente para atendimentos aos hospitais conveniados. Liana Souza lembra que apenas uma doação de sangue pode beneficiar até quatro pessoas, e que as doações de sangue salvam diversas vidas.
O Hemepar atende uma média de 743 pacientes ao dia em todo o Paraná, em 22 unidades. São pessoas que estão em tratamento planejado de doenças crônicas ou que precisam do sangue para intervenções pontuais, como cirurgias urgentes. O sangue também é vital para tratar feridos em emergências. O Hemepar é responsável por 93% do estoque da rede pública de sangue, abastecendo 375 hospitais no Paraná.
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados pelos responsáveis, e maiores de 60 anos só podem doar se já o tiverem feito antes de completar essa idade. Além disso, é preciso ter peso mínimo de 51 quilos e estar bem de saúde.
Fonte: AEN
Foto: Venilton Küchler/Arquivo/SESA
Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930