Nesta segunda-feira (7) começa a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. O Ministério da Saúde determinou que a campanha terá duas etapas, para diferentes públicos-alvo.
A primeira etapa é voltada a crianças de seis meses a menores de 5 anos que ainda não foram vacinadas. O dia D de mobilização será no dia 19 de outubro. Já a segunda etapa tem como alvo a imunização de jovens de 20 a 29 anos e será entre os dias 18 e 30 de novembro, sendo que no último dia será realizado o dia D, conforme relata Silvana Ray, coordenadora de imunização da Secretaria de Saúde de Rolândia.
Silvana ressalta que antes de aplicar a vacina, a carteira de vacinação do paciente é verificada e explica como funciona o esquema de imunização contra o sarampo:
A coordenadora reforça a importância da vacinação em todas as faixas etárias:
Caso de sarampo em Rolândia
Em agosto, Rolândia registrou o primeiro caso de sarampo após 25 anos sem nenhum registro da doença do município. O caso era de uma jovem de 29 anos que viajou entre Porto Seguro, na Bahia, e Guarulhos, em São Paulo, no final de julho.
De acordo com Silvana, a moça se recuperou sem nenhuma sequela e já retomou suas atividades normais.
Situação no Paraná
Segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) na semana passada, 59 casos confirmados de sarampo foram registrados desde o início do ano no Paraná. Outros 270 casos estão em investigação e 40 foram descartados.
Por Daiane Valentin
Foto ilustrativa
Mais notícias na programação da Rádio Cultura AM 930