A campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada no Paraná. Um dos motivos, conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), foi a baixa procura pelas doses.
A orientação da Sesa é que as vacinas sejam aplicadas até que o estoque que há nos municípios se esgote. De acordo com a secretaria, cerca de 1,08 mil de doses ainda estão disponíveis no estado.
Segundo o governo do estado, a vacina está acessível em todos os 399 municípios do Paraná e deve ser procurada pela população nas unidades de saúde ou locais de vacinação.
Qualquer pessoa com mais de seis meses de idade pode receber a vacina. Porém a vacina é contraindicada para pessoas que tiveram reação anafilática grave em doses anteriores.
A vacina contra a gripe oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente e protege contra a cepa da influenza B, influenza A H1N1 e influenza A H3N2, que causou o surto mais recente de gripe no último ano.
Índices de vacinação
De acordo com a Sesa, 2,1 milhões de pessoas se vacinaram contra a influenza no Paraná. Entretanto, a expectativa da secretaria era que a vacinação atingisse 4,6 milhões apenas no público alvo.
Confira as cidades paranaenses que mais aplicaram doses da vacina contra a gripe, conforme o Ministério da Saúde:
- Curitiba aplicou 317 mil doses
- Londrina aplicou 115 mil doses
- Cascavel aplicou 65 mil doses
- Ponta Grossa aplicou 56 mil doses
Com informações:G1/PR
MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1