O Portal do Norte do Paraná
Policial

Câmara de Arapongas aguarda oficialização de suplentes pelo TRE-PR

A Câmara de Arapongas realiza nesta segunda-feira (22), às 19 horas, sessão ordinária ainda sem empossar os suplentes dos vereadores Rubens Franzin Manoel (União), o Rubão, e Paulo César de Araújo (União), o Pastor do Mercado. Eles perderam os mandatos no último dia 16 após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassar a chapa registrada pelo DEM, atual União Brasil, nas eleições municipais de 2020 por fraude na cota de gênero.

Os dois vereadores deixaram a Câmara já no dia 17, quando suas vagas foram declaradas vagas. Rubão, que também era presidente da Casa, foi substituído temporariamente pelo vice-presidente, o vereador Marcelo Junio de Souza (DC), o Professor Marcelinho. Conforme o regimento interno, ele precisará convocar novas eleições para a presidência.

Ele informou ao TNOnline nesta segunda-feira (22) que o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) ainda não oficializou os dois suplentes que irão assumir as vagas de Rubão e Pastor do Mercado. Segundo a recontagem de votos feita de maneira informal, Miguel Messias (PSC) e Décio Roberto Rosaneli (Podemos) devem herdar as cadeiras na Câmara de Arapongas.

“Estamos aguardando a publicação do TRE-PR. Assim que sair no Diário Oficial,  nós vamos empossar os vereadores na próxima sessão ordinária e já realizar a nova eleição para a presidência da Câmara”, explica Professor Marcelinho.

Ele assinala que a sessão desta segunda-feira será realizada com dois vereadores a menos por conta dessa situação. “O nosso jurídico está mantendo contatos permanentes com o TRE-PR”, assinala.

Enquanto isso, vereadores já se articulam para disputar o comando do Legislativo. Levi Aparecido Xavier (PSC), o Levi do Handebol; Marcio Antônio Nickenig (PSD), o Marco Nicke, e o próprio Miguel Messias estão buscando apoio para a disputa, visando comandar a Casa até o final de 2024.

O TRE-PR informou nesta segunda-feira que ainda aguarda o envio da retotalização dos votos por parte da Secretaria Judiciária para confirmar os nomes dos suplentes.  Já Rubão e Pastor do Mercado afirmaram que não atuaram na organização do partido e da chapa nas eleições de 2020, pois “estavam focados na realização de suas respectivas campanhas eleitorais”.  Eles disseram ainda que aguardam a publicação da decisão do TSE para definir qual será a estratégia de defesa.
Essas e outras informações na programação da Rádio Cobra FM 107.1
Via TN Online

Postagens relacionadas

Assaltantes são detidos após serem agredidos por vítima

Marido da presidente da Câmara de Sertanópolis é morto a tiros

Justiça mantém prisão de rapaz por estupro virtual contra bebê; mãe da criança também foi indiciada

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais