O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Câmara cria comissão externa sobre violência contra as mulheres

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou requerimento na segunda-feira (25) para criar uma comissão externa com o objetivo de acompanhar os casos de violência contra a mulher no país. Segundo a autora do requerimento, a deputada federal Flávia Arruda (PR-DF), a comissão visitará os cinco estados que mais registram esse tipo de ocorrência: São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.

Flávia Arruda destacou que não basta criar penas sem que as estruturas de apoio às mulheres efetivamente funcionem para ajudar aquelas que precisam do Poder Público. “Pretendemos que nossos trabalhos impeçam que casos absurdos caiam no esquecimento e encorajem as mulheres a dar um grito de basta”, afirmou.

De acordo com o Atlas da Violência de 2018, feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 4.645 mulheres foram assassinadas no país, segundo dados de 2016.

“É necessário verificar como os estados estão atuando, quais são as políticas implementadas, quais os recursos destinados para este enfrentamento, se há ou não orçamento garantido para a execução destas políticas de forma permanente”, justifica a deputada, em seu requerimento.

A comissão externa deve verificar quais são as políticas públicas de acolhimento às vítimas, se há órgão específico para implantá-las, além de identificar as ações já implementadas pelo Ministério Público, pelo Poder Judiciário e pela Defensoria Pública dos cinco estados que concentram as piores estatísticas.

Via Agência Brasil

Foto: Marcos Santos/USP

Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Idosa dada como morta por hospital é encontrada viva em necrotério

Cobra News (User)

Caixa paga neste sábado auxílio emergencial de R$ 600 para 1,4 milhão de inscritos via app e site

Cadastro Único: prazo para atualizar dados e evitar suspensão do Auxílio Brasil vai até sexta; veja o que fazer

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais