O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Boletim semanal da dengue registra mais 8.102 casos e 17 óbitos no Paraná

O novo boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgado nesta terça-feira (27), confirma 8.102 novos casos e mais 17 óbitos em relação ao informe da semana anterior. Com a atualização, o Paraná tem agora 108.788 diagnósticos confirmados e 95 óbitos.

As 17 mortes ocorreram entre março e maio e estavam em investigação. Do total, 13 foram na 17ª Regional de Saúde (RS) de Londrina, duas na 15ª Regional de Maringá, uma na 9ª RS de Foz do Iguaçu e uma na 13ª Regional de Cianorte.

O maior número de mortes foi registrado em Londrina – quatro homens, de 42, 86, 92 e 100 anos, e seis mulheres, de 58, 82, 82, 87, 88 e 90 anos. Também foram a óbito uma mulher de 71 anos de Rolândia; um morador de 34 anos de Foz do Iguaçu; uma mulher de 85 anos residente em Rondon; um homem de 33 anos de Astorga; um homem de 62 anos de Munhoz de Melo; e uma mulher de 20 anos e um menino de 11 meses que viviam em Ibiporã.

O Paraná contabiliza 321.810 notificações, 5.779 a mais que na semana anterior. Das 22 Regionais de Saúde (RS), somente a 6ª RS de União da Vitória não possui casos autóctones (quando a doença é contraída na cidade de residência).

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, ressalta que toda a população deve estar envolvida no combate à dengue. “A maioria dos focos do mosquito Aedes aegypti está nos quintais e dentro das residências. A população deve ficar atenta ao acúmulo de água em locais como calhas, pneus velhos, garrafas. Por este motivo, a participação da população na remoção destes criadouros é tão importante”, alertou.

CHIKUNGUNYA E ZIKA – O mosquito Aedes aegypti também é responsável, além da dengue, pela transmissão da zika e chikungunya. Durante este período não houve confirmação de casos de zika.

Quanto à chikungunya, o Estado possui 652 casos confirmados e 3.417 notificações. Sem o registro de novos óbitos, o Paraná permanece com três mortes decorrentes da doença. A maioria das confirmações são autóctones e, destas, 411 (63%) são de pacientes residentes do município de Foz do Iguaçu.

AEN

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Secretaria de Educação do Paraná esclarece fake news sobre retorno de aulas presenciais

Cancelas do pedágio no Paraná ficarão sem cobrança até que novos contratos sejam assinados, diz secretário

PCPR inicia operação de combate à violência contra as mulheres em todo o Estado

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais