Guilherme Belarmino, patrocinado pela FEL, e Adan Paviani embarcam na segunda-feira (18) rumo à etapa de Amsterdã
Os atletas londrinenses Guilherme Belarmino e Adan Paviani embarcam na segunda-feira (18) para São Paulo, de onde partem rumo a Amsterdã, na Holanda, para a disputa da Copa do Mundo de Kickboxing. O torneio, considerado o mais importante do cenário do kickboxing amador, é composto por oito etapas realizadas na Europa, e vale pontos para o ranking mundial. Belarmino e Paviani devem disputar a modalidade K-1 Rules, nas categorias 81kg e 57kg, respectivamente.
O lutador Guilherme Belarmino foi selecionado pelo edital do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (FEIPE), publicado neste ano pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL), para ser patrocinado pelo Município.
Às vésperas da viagem, Belarmino contou que a rotina de treinos incluiu preparação física e técnica, coordenados pelos técnicos João Guilherme Carneiro e Júnior Vidal, respectivamente. “Hoje também faço aulas de levantamento de peso olímpico, pra melhorar força e potência. E após alguns testes e exames médicos, foi constatado que estou na minha melhor forma física da carreira”, comentou.
O lutador citou que, na etapa holandesa do torneio, tem como objetivo somar pontos para o ranking, trazer o título para Londrina, e conferir a preparação dos principais adversários. “Nossa principal competição será o Mundial, que acontece em outubro, na Bósnia. Então nada melhor do que se testar em um grande evento na Europa, como a Copa do Mundo”, afirmou.
Na agenda dos próximos dias, os atletas devem ficar em São Paulo até terça-feira (19), quando embarcam para Amsterdã. Chegam à cidade holandesa na quarta-feira (20), aproveitam os dias livres para treinar na academia do já consagrado Sem “Semmy” Schilt, que foi quatro vezes campeão do GP Mundial do K-1. No dia 22, acontece a pesagem para a Copa do Mundo, e as lutas serão nos dias 23 e 24. O retorno a Londrina está previsto para 28 de março.
Para Belarmino, que já foi beneficiado pelo FEIPE em anos anteriores, o patrocínio concedido pela FEL é essencial para que esteja neste e outros campeonatos e torneios mundo afora. “O FEIPE nos dá a oportunidade de treinar com poucas preocupações, pois ser atleta no Brasil é um desafio. Neste ano iremos pra mais quatro competições internacionais, e é cansativo arrecadar os recursos com rifas e empréstimos para representar a nossa pátria. No entanto, o FEIPE garante que podemos treinar bem, desenvolver a modalidade e ser exemplo pras as crianças, futuramente novos atletas”, frisou.
Sobre levar o nome de Londrina a vários países, o lutador de kickboxing destacou a satisfação em representar a cidade. “O esporte de alto rendimento é muito mais que competição. Tenho um orgulho enorme de representar nossa cidade mundo afora, voltar e ter uma boa repercussão, ver jovens treinando, saindo de drogas ou marginalidade por eu ser, para eles, um exemplo”, comemorou.
Sobre o esporte
O Kick Boxing é um sistema de Artes Marciais (há quem o considere um desporte de combate como o boxe e não uma arte marcial) relativamente novo, cujas regras derivam da combinação de diversas técnicas de combate de uma variedade de outras disciplinas mais tradicionais, incluindo o Boxe, Karatê, Kung Fu e Tae Kwondo.
O esporte tem origem no Full Contact, que agregou essas técnicas de combate para originalmente poderem-se efetuar combates entre praticantes destas diversas modalidades em contato total: agora o objetivo passa a ser o KO, tal como no Boxe e no Muay Thai, ao invés da tentativa de apenas acertar no adversário com o intuito de pontuar, como se passa no Karatê e no Tae Kwondo de Competição.
Com informações N.com
Foto: Divulgação
Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930