A AAPOMIL (Associação de apoio aos policiais militares de Londrina e região) está iniciando uma campanha de arrecadação voluntária em prol do Soldado Geraldo José Ferreira , ROTAM do 5º Batalhão, condenado a indenizar o Estado do Paraná no montante de R$ R$ 71.816,58 em razão de um acidente de trânsito envolvendo uma viatura da Polícia Militar, ocorrido durante o deslocamento para uma ocorrência envolvendo um indivíduo armado que estaria ameaçando pessoas no ano de 2017.
Como foi o acidente
No depoimento, o policial disse que estava seguindo para atender à ocorrência que envolvia uma situação de urgência. Na ocasião, o acusado de praticar o crime estava armado e seguia para a assassinar a esposa.
O militar afirmou que adotou todas as cautelas, com sirene e sinais luminosos, e garantiu que não cruzou o sinal vermelho, mas os argumentos não foram aceitos pela Justiça. Na sentença foram publicados provas e depoimentos que confirmam o avanço do sinal vermelho e que o motorista agiu com imprudência.
No processo, consta que “No tocante à arguição de que o apelante (policial militar) se encontrava no devido cumprimento do dever legal e de que as viaturas gozam de livre circulação para o atendimento de ocorrências, com efeito, tais fatores são efetivamente lídimos.
Contudo, não obstante o apelante realmente estivesse no cumprimento do dever legal, isso não o exime do dever de cuidado ao transpor cruzamentos sinalizados por semáforo. A livre circulação de viaturas para atendimento de ocorrências não conduz, automaticamente, à inobservância das regras de trânsito, mas à possibilidade de preferência na passagem das viaturas ou veículos destinados a atendimentos de emergência, mas com a devida precaução”.
Em tese, a promotoria apontou que o policial condutor pode avançar o sinal vermelho enquanto estiver no atendimento a alguma ocorrências, mas é responsabilizado por qualquer consequência gerada em virtude do ato.
Quem puder colaborar:
Conta: Associação de Apoio aos Policiais Militares do Paraná
Banco: SICREDI – CHAVE PIX: (43) 988576991
MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1